• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Gislaine Bizotto Perboni.pdf (886.0Kb)
Data
2022-07-18
Autor
Perboni, Gislaine Bizotto
Orientador
Agliardi, Delcio Antônio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Caxias do Sul, em diálogo com outro instrumento de campo: a entrevista semi-estruturada, realizada com a diretora dessa instituição de educação para a infância. O estudo de caso possui caráter qualitativo e exploratório, cujo objetivo é identificar quais características possui uma escola transformadora para a infância. Neste estudo de caso, a amostra é intencional e de conveniência. O trabalho evidencia a mudança de concepção de infância ao longo do tempo, considerando que a criança deixa de ser vista como um ser que necessita apenas de cuidados, sendo, na atualidade, percebida como um ser social, que interage e aprende de acordo com o meio em que vive. A escola é um lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, tornando-se assim um ambiente que oferece condições de atendimento educacional integral. Por isso, ressalto neste estudo a importância do projeto pedagógico da escola da infância ser transformador e vir acompanhado de espaços inteligentes, de formação permanente de professores e do envolvimento da família da criança em seu processo de desenvolvimento. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11860
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV