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Gênero, raça e classe: um estudo sobre interseccionalidade, estereótipos e educação
dc.contributor.advisor | Carbonara, Vanderlei | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Thainá Roos | |
dc.contributor.other | Matos, Sônia Regina da Luz | |
dc.contributor.other | Souza, Ellen Gonzaga Lima | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T12:39:42Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T12:39:42Z | |
dc.date.issued | 2023-04-20 | |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11881 | |
dc.description | Preconceitos e estereótipos referentes a gênero, raça e classe, se formaram e se mantém há muito tempo na sociedade. A educação como um dos principais processos formativos na sociedade não se encontra livre da criação ou reprodução desses estereótipos. Embora a educação seja organizada em instituições importantes como escolas e universidades, não está limitada a essas instituições, atuando também através da cultura, família, crenças religiosas, legislações e processos comunicativos das mídias tradicionais e digitais, por exemplo. A educação está constantemente sendo analisada e transformada. Essa pesquisa tem como objetivo entender a importância e a contribuição da teoria da interseccionalidade, que considera os problemas de gênero, raça e classe em suas análises sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais, para obtermos uma melhor compreensão do papel da educação na possibilidade de desconstrução dos estereótipos de gênero, raça e classe. Para este trabalho foi utilizado como método a ampla revisão de literatura, buscando investigar, revisar e refletir sobre conceitos-chave para essa pesquisa. São pontos importantes abordados nessa pesquisa: a identificação de problemas históricos e contemporâneos sobre gênero, raça e classe, a partir de elementos conceituais e dados estatísticos; apresentação dos principais pontos conceituais da teoria da interseccionalidade; a análise dos discursos como tecnologia de poder, os estereótipos como artifícios do discurso e suas implicações socioeducativas; a compreensão como a interseccionalidade pode contribuir para a reflexão sobre a superação dos estereótipos de gênero, raça e classe na educação. Podemos concluir que a educação faz parte de uma estrutura social ampla e totalitária, por isso, não podemos encarregar a educação de salvar o mundo dos preconceitos, discriminações e opressões, uma vez que ela é também parte destas instituições. No entanto, é possível iniciar transformações sociais a partir de novas ideias sobre educação, que podem contribuir para o combate ao estereótipos e preconceitos de gênero, raça e classe. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Prejudices and stereotypes referring to gender, race and class, were formed and have been maintained for a long time in society. Education as one of the main formative processes in society is not free from the creation or reproduction of these stereotypes. Although education is organized in important institutions such as schools and universities, it is not limited to these institutions, acting also through culture, family, religious beliefs, legislation and communicative processes of traditional and digital media, for example. The education is constantly being analyzed and transformed. This research aims to understand the importance and contribution of intersectionality theory, which considers gender, race and class issues in its social, political, economic, cultural and educational analyses, in order to obtain a better understanding of the role of education in the possibility of deconstruction of gender, race and class stereotypes. For this research, a broad literature review was used as a method, seeking to investigate, review and reflect on key concepts for this research. The following are important points addressed in this research: the identification of historical and contemporary problems on gender, race and class, based on conceptual elements and statistical data; presentation of the main conceptual points of the intersectionality theory; the analysis of discourses as a technology of power, stereotypes as discourse devices and their socio-educational implications; understanding how intersectionality can contribute to reflection on overcoming gender, race and class stereotypes in education. We can conclude that education is part of a broad and totalitarian social structure, therefore, we cannot charge education with saving the world from prejudice, discrimination and oppression, since it is also part of these institutions. However, it is possible to initiate social transformations based on new ideas about education, which can contribute to the fight against gender, race and class stereotypes and prejudices. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
dc.subject | Problemas sociais | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Group identity | en |
dc.subject | Social classes | en |
dc.subject | Social problems | en |
dc.title | Gênero, raça e classe: um estudo sobre interseccionalidade, estereótipos e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4045010730611828 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RIBEIRO, T. R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |