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Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM

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Dissertação Diego Flores.pdf (4.392Mb)
Produto Educacional Diego Flores.pdf (1017.Kb)
Data
2023-04-29
Autor
Flores, Diego
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio científico, o PC apenas recentemente revelou-se importante na Educação, portanto, nota-se uma preocupação emergente e significativa com o ensino tecnológico no contexto escolar. A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa e desenvolvimento criada a partir da necessidade de ampliar a capacidade das máquinas em resolver problemas e tomar decisões. Experimenta-se a primeira geração de produtos que empregam métodos e técnicas oriundos da área da IA. As aplicações mais populares são observadas em assistentes pessoais e financeiros, robôs, jogos e no georreferenciamento. Nesse cenário, percebe-se uma lacuna no conhecimento docente em conteúdos de computação para IA, sendo necessário oferecer uma formação aos docentes para prepará-los para o desafio de popularizar nas escolas competências de forma interdisciplinar, a partir da construção de experiências computacionais nas disciplinas STEAM. A abordagem STEAM tende a ser uma oportunidade de unir forças com a Base Nacional Curricular. Quando integradas, elas podem contribuir com a construção de situações de aprendizagem capazes de proporcionar experiências computacionais relevantes ao ensino nas Ciências e na Matemática. Como questão orientadora, propõe-se a seguinte: como abordar e desenvolver conhecimentos complexos relacionados à Inteligência Artificial promovendo experiências computacionais nas disciplinas STEAM? Considerando o contexto escolar e com intuito de elaborar e avaliar uma formação docente, foi desenvolvida uma Sequência Didática para professores, incorporando conhecimentos sobre tecnologias computacionais, com as habilidades do PC e com uso da IA, visando contribuir com a construção de competências docentes, de modo a potencializar a qualidade do ensino na escola com inovação tecnológica. A sequência didática e os experimentos realizados permitiram a construção de um produto educacional destinado à complementação da formação docente, integrando conceitos e práticas apoiados em estudos sobre a Inteligência Artificial integrada ao Ensino das áreas STEAM. A avaliação e os detalhamentos são descritos neste documento. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11917
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

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