• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Gilberto Florença da Câmara.pdf (923.3Kb)
Data
2023-05-05
Autor
Câmara, Gilberto Florença da
Orientador
Streck, Danilo Romeu
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve como problema investigar de que forma a Covid-19 impactou a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais foram os impactos causados na aprendizagem, pela Covid-19, na visão dos estudantes do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias? A pesquisa foi feita a partir de um Círculo de conversa, grupo composto por nove estudantes do Ensino Médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, e promoveu um diálogo entre os jovens sobre os impactos ocorridos na aprendizagem durante as restrições impostas pela Covid-19. Complementarmente, foram aplicadas entrevistas individuais com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Círculo de conversa. O local da pesquisa foi uma instituição particular de ensino básico, filantrópica, em Caxias do Sul-RS. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos causados pela pandemia Covid-19, na percepção dos estudantes, sobre seu processo de aprendizagem, da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A análise dos dados ocorreu seguindo o método Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Alguns resultados mostraram que muitos foram os impactos causados pela Covid-19 na aprendizagem dos estudantes: consequências na saúde física e mental, na mudança de metodologia (aulas remotas), no excesso de tecnologias digitais comprometendo a aprendizagem nas áreas de linguagens. Circunstâncias que exigiram dos estudantes e professores adaptação, foco no essencial do ensino e aprendizagem. Por sua vez, as tecnologias foram vistas de forma positiva pelos estudantes, pois era a forma que o sistema educacional encontrou para continuar com as aulas durante pandemia da Covid-19. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11942
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV