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dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.authorSilva, Ozival Barbosa da
dc.contributor.otherTrevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.otherMores, Andréia
dc.date.accessioned2023-06-20T13:42:21Z
dc.date.available2023-06-20T13:42:21Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.date.submitted2023-05-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12172
dc.descriptionEsta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel Foucault que trata sobre a funcionalidade, técnicas, práticas do poder, que em decorrência dos processos históricos constituem dispositivos biopolíticos. Tem como objetivo geral analisar a atuação docente no contexto neoliberal a partir da perspectiva biopolítica, buscando estabelecer possibilidades de avanços nesse processo. Além das formulações foucaultianas, outros fios condutores para o estabelecimento de reflexões acerca desta temática compreendem nos seguintes autores: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) e Freire (1976, 1979, 1996). Frisa-se a importância de inserir o pensamento de Paulo Freire, configurando um confronto de ideias no campo educacional, trazendo a emancipação como um novo caminho de transformação da realidade. A pesquisa debruça-se sobre análises qualitativas, tendo em Marconi e Lakatos (2003) a possibilidade de desenvolver pesquisa bibliográfica, sendo aplicado o método hermenêutico. Os resultados nos mostraram que o neoliberalismo tem atuado fortemente, sendo uma forma de atuação de governo; a biopolítica é uma aresta deste tão grande guarda-chuva em que a educação tem lugar de grande expansão para otimização dos dispositivos de poder e controle dos corpos. A biopolítica se dissemina, efetiva-se, às vezes, de forma sutil ou escancarada, mas a realidade é que não podemos fugir dessa atuação política. As concepções progressistas da educação apresentam-se como possibilidade de superação e emancipação, que nos levam a acreditar que, nesse contexto, o professor assume o papel transformador e emancipador dos seus alunos, desenvolvendo o seu fazer pedagógico voltado para o compartilhamento do conhecimento, indo em direção à dimensão crítica e reflexiva. Isso nos faz refletir sobre a atuação pedagógica no campo da resistência, liberdade e esperança, para não só incluir, mas promover o livre conhecimento, deixar livres os sujeitos, a fim de que se tornem capazes de decidir por si mesmos, transformando o mundo mais igualitário e humanizado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a bibliographical study about "Teaching performance in the neoliberal context: (im)possibilities of analysis from the perspective of biopolitics". The research is based on the thought of Michel Foucault, who deals with the functionality, techniques, practices of power, which, as a result of historical processes, constitute biopolitical devices. Its general objective is to analyze teaching activities in the neoliberal context from the biopolitical perspective, seeking to establish possibilities for advances in this process. In addition to Foucault's formulations, other guiding threads for the establishment of reflections on this theme include the following authors: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) and Freire (1976, 1979, 1996). It emphasizes the importance of inserting Paulo Freire's thought, configuring a confrontation of ideas in the educational field, bringing emancipation as a new way of transforming reality. The research focuses on qualitative analyses, having in Marconi and Lakatos (2003) the possibility of developing bibliographical research, applying the hermeneutic method. The results showed us that neoliberalism has acted strongly, being a form of government action; biopolitics is an edge of this huge umbrella in which education takes place in a great expansion for optimizing the devices of power and control of the bodies. Biopolitics spreads, it takes effect, sometimes in a subtle or overt way, but the reality is that we cannot escape this political action. The progressive conceptions of education are presented as a possibility of overcoming and emancipation, which lead us to believe that, in this context, the teacher assumes the transforming and emancipating role of his students, developing his pedagogical work aimed at sharing knowledge, going towards the critical and reflective dimension. This makes us reflect on the pedagogical action in the field of resistance, freedom and hope, not only to include, but to promote free knowledge, leaving subjects free, so that they become capable of deciding for themselves, transforming the world more egalitarian and humane. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectStudenten
dc.subjectEducationen
dc.titleO navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7174673404130692pt_BR
mtd2-br.author.lattesSilva, Ozival Barbosa dapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-06-19


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