Mostra i principali dati dell'item
Poesia e jovem leitor: possíveis intervenções pedagógicas
dc.contributor.advisor | Pagot, Suzana Maria Lain | |
dc.contributor.author | Carniel, Morgana | |
dc.contributor.other | Zinani, Cecil Jeanine Albert | |
dc.contributor.other | Knapp, Cristina Loff | |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T13:25:36Z | |
dc.date.available | 2023-06-21T13:25:36Z | |
dc.date.issued | 2020-10-03 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12180 | |
dc.description | Este estudo propõe, a partir da análise dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), uma sequência de atividades que, baseadas no Método Recepcional de ensino de literatura, voltam-se para a aproximação entre a poesia e o jovem leitor dos anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9° anos). Parte-se da concepção de que a leitura poética, ao trabalhar a plurissignificação da palavra, é de extrema importância para a formação totalitária do ser, desenvolvendo a sensibilidade, a imaginação e o estímulo criativo e configurando-se, portanto, como significativa forma de conhecimento - literário, de mundo e de si próprio. Os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL), denotam uma abordagem deficitária da leitura literária no meio escolar, sobretudo a poética. A poesia, por apresentar uma estrutura compositiva rica e complexa, acaba sendo alvo de percepções equivocadas no meio escolar - "gênero chato, massivo, difícil, inalcançável". Torna-se necessária, dessa forma, uma dessacralização do gênero poético, a fim de que seus múltiplos recursos e sentidos possam ser assimilados pelo educando e de que a poesia passe a fazer parte do repertório de leitura do jovem. Nesse contexto, o método recepcional de ensino de literatura, proposto pelas autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), configura-se como instrumento profícuo para a abordagem do texto poético em sala de aula, visto que estrutura-se em etapas graduais de leitura e fundamenta-se na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, cujo foco é o leitor e as suas particularidades. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.title | Poesia e jovem leitor: possíveis intervenções pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Letras - Português | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-10-03 00:00:00 |