• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras - Português - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Letras - Português - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Poesia e jovem leitor: possíveis intervenções pedagógicas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Morgana Carniel.pdf (1.186Mb)
Data
2020-10-03
Autor
Carniel, Morgana
Orientador
Pagot, Suzana Maria Lain
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo propõe, a partir da análise dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), uma sequência de atividades que, baseadas no Método Recepcional de ensino de literatura, voltam-se para a aproximação entre a poesia e o jovem leitor dos anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9° anos). Parte-se da concepção de que a leitura poética, ao trabalhar a plurissignificação da palavra, é de extrema importância para a formação totalitária do ser, desenvolvendo a sensibilidade, a imaginação e o estímulo criativo e configurando-se, portanto, como significativa forma de conhecimento - literário, de mundo e de si próprio. Os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL), denotam uma abordagem deficitária da leitura literária no meio escolar, sobretudo a poética. A poesia, por apresentar uma estrutura compositiva rica e complexa, acaba sendo alvo de percepções equivocadas no meio escolar - "gênero chato, massivo, difícil, inalcançável". Torna-se necessária, dessa forma, uma dessacralização do gênero poético, a fim de que seus múltiplos recursos e sentidos possam ser assimilados pelo educando e de que a poesia passe a fazer parte do repertório de leitura do jovem. Nesse contexto, o método recepcional de ensino de literatura, proposto pelas autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), configura-se como instrumento profícuo para a abordagem do texto poético em sala de aula, visto que estrutura-se em etapas graduais de leitura e fundamenta-se na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, cujo foco é o leitor e as suas particularidades. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12180
Collections
  • Letras - Português - Licenciatura [12]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV