Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPagot, Suzana Maria Lain
dc.contributor.authorCarniel, Morgana
dc.contributor.otherZinani, Cecil Jeanine Albert
dc.contributor.otherKnapp, Cristina Loff
dc.date.accessioned2023-06-21T13:25:36Z
dc.date.available2023-06-21T13:25:36Z
dc.date.issued2020-10-03
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12180
dc.descriptionEste estudo propõe, a partir da análise dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), uma sequência de atividades que, baseadas no Método Recepcional de ensino de literatura, voltam-se para a aproximação entre a poesia e o jovem leitor dos anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9° anos). Parte-se da concepção de que a leitura poética, ao trabalhar a plurissignificação da palavra, é de extrema importância para a formação totalitária do ser, desenvolvendo a sensibilidade, a imaginação e o estímulo criativo e configurando-se, portanto, como significativa forma de conhecimento - literário, de mundo e de si próprio. Os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL), denotam uma abordagem deficitária da leitura literária no meio escolar, sobretudo a poética. A poesia, por apresentar uma estrutura compositiva rica e complexa, acaba sendo alvo de percepções equivocadas no meio escolar - "gênero chato, massivo, difícil, inalcançável". Torna-se necessária, dessa forma, uma dessacralização do gênero poético, a fim de que seus múltiplos recursos e sentidos possam ser assimilados pelo educando e de que a poesia passe a fazer parte do repertório de leitura do jovem. Nesse contexto, o método recepcional de ensino de literatura, proposto pelas autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), configura-se como instrumento profícuo para a abordagem do texto poético em sala de aula, visto que estrutura-se em etapas graduais de leitura e fundamenta-se na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, cujo foco é o leitor e as suas particularidades. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectJovens - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titlePoesia e jovem leitor: possíveis intervenções pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Letras - Portuguêspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-10-03 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples