Mostra i principali dati dell'item
Vantagem competitiva em jogos eletrônicos do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games): um estudo de caso em Final Fantasy XIV – A Realm Reborn
dc.contributor.advisor | Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho | |
dc.contributor.author | Borella, Lucas de Carvalho | |
dc.contributor.other | Perini, Rafael de Lucena | |
dc.contributor.other | Corso, Leandro Luís | |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T13:44:22Z | |
dc.date.available | 2023-07-04T13:44:22Z | |
dc.date.issued | 2023-07-04 | |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12297 | |
dc.description | O avanço crescente da tecnologia permite o desenvolvimento de uma grande variedade de jogos eletrônicos. Cada vez mais diversos produtos são lançados e disponibilizados nas mais diversas plataformas, alcançando praticamente todas as pessoas em nível global. Logo, o objetivo do trabalho é identificar quais são os principais fatores que levam um jogo eletrônico ao sucesso, visando o entendimento das principais motivações dos consumidores desse tipo de produto. Para alcançar o objetivo proposto é desenvolvido um estudo de caso exploratório do jogo eletrônico Final Fantasy XIV - A Realm Reborn, que detêm diversos prêmios e é uma das maiores referências dentro do campo dos MMORPGs. Partiu-se de uma revisão da literatura com o intuito de identificar quais são os principais fatores que motivam esses consumidores a jogarem e continuarem em um determinado jogo. Esses estudos foram utilizados como base para a geração de um guia de entrevista qualitativo, dividido nos cinco campos da competição de José Celso Contador (1995). Esse autor apresenta cinco campos onde uma empresa poder competir: preço, produto, prazo, serviço e imagem, cada campo apresenta os principais fatores críticos de sucesso a serem explorados para seu alcance. Posteriormente, esse instrumento foi enviado a influenciadores digitais e jogadores, no Brasil e no exterior, para obter suas opiniões e inferir quais dos fatores, apresentados podem gerar uma vantagem competitiva. A partir dos resultados encontrados foi possível verificar que os principais campos da competição onde o FFXIV se diferencia são: preço, produto e serviço. "História", "respondem ao feedback da comunidade", "pay-to-play", "microtransações justas", "balanceamento interno" e "acessível a todos computadores" foram os principais fatores críticos de sucesso identificados e que podem ser os aspectos responsáveis pela diferenciação do jogo analisado. A partir dos resultados do presente trabalho serve de motivação para as empresas desenvolvedoras desse tipo de produto a alinharem seus objetivos, com os desejos de seus usuários, para uma melhor compreensão de seus respectivos públicos, onde essa indústria consiga utilizar da gestão para uma melhor satisfação de seus clientes. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The increasing advancement of technology allows for the development of a wide variety of electronic games. An ever-growing number of diverse products are being released and made available on various platforms, reaching virtually everyone on a global level. Therefore, the objective of this work is to identify the key factors that contribute to the success of an electronic game, aiming to understand the main motivations of consumers for this type of product. To achieve the proposed objective, an exploratory case study of the electronic game Final Fantasy XIV - A Realm Reborn is conducted, which has received numerous awards and is one of the major references in the field of MMORPGs. Starting with a literature review, the main factors that motivate these consumers to play and continue playing a particular game were identified. These studies were used as the basis for generating a qualitative interview guide, divided into the five fields of competition proposed by José Celso Contador (1995). This author presents five fields in which a company can compete: price, product, deadline, service, and image. Each field presents the key success factors to be explored for achieving a competitive advantage. Subsequently, this instrument was sent to digital influencers and players, both in Brazil and abroad, to gather their opinions and infer which of the presented factors can generate a competitive advantage. Based on the findings, it was possible to verify that the main fields of competition where FFXIV stands out are price, product, and service. "Story," "responsiveness to community feedback," "pay-to-play," "fair microtransactions," "internal balancing," and "accessible on all computers" were identified as the key success factors that can differentiate the analyzed game. The results of this work serve as motivation for developers in this industry to align their objectives with the desires of their users, in order to better understand their respective audiences and use management techniques to enhance customer satisfaction. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - Análise | pt_BR |
dc.title | Vantagem competitiva em jogos eletrônicos do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games): um estudo de caso em Final Fantasy XIV – A Realm Reborn | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-07-04 |