Inclusão social e escolar de indivíduos com paralisia cerebral: visão da família
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Date
2023-07-11Author
Andreis, Tiago
Abreu, Mônica Laís de
Orientador
Zatta, Patrícia Regina Righês Pereira
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A inclusão da pessoa com deficiência é um tema amplamente discutido nos dias atuais. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar se indivíduos com paralisia cerebral, classificados em diferentes níveis de GMFCS, que fizeram e/ou fazem uso dos serviços de reabilitação, estão incluídos na escola e na sociedade na visão dos familiares. O presente estudo teve o objetivo de analisar se indivíduos com paralisia cerebral, classificados em diferentes níveis de GMFCS, que fizeram e/ou fazem uso dos serviços de reabilitação, estão incluídos na escola e na sociedade. Foi realizada uma pesquisa descritiva, observacional com delineamento transversal, com 52 familiares de crianças e/ou adolescentes com PC, com idades entre 5 e 17 anos. Utilizou-se dois instrumentos, um para coleta dos dados nos prontuários e outro via Google Forms para os pais ou responsáveis. Foi realizada análise descritiva e de frequência absoluta e relativa e o teste de comparação entre proporções com critério de decisão p[sinal de menor ou igual a] 0,05. Os resultados apontaram que a maioria dos portadores de PC participam da escola regular, com predomínio dos níveis de GMFCS II e III, entretanto, conforme a visão dos familiares os portadores mais incluídos na sociedade foram indivíduos com níveis de GMFCS III e V. Na percepção dos familiares as crianças e/ou adolescentes são considerados incluídos na sociedade e frequentam a escola regular. No entanto, indivíduos classificados nos níveis de GMFCS III, IV e V encontram dificuldades de acesso a locais públicos. [resumo fornecido pelo autor]