• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Elétrica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Elétrica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicação de métodos de eficiência energética no sistema de circulação de ar de uma cabine de pintura

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Rafael Zanardi.pdf (1.927Mb)
Data
2023-07-13
Autor
Zanardi, Rafael
Orientador
Michel, André Bernardes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A energia elétrica é atualmente um componente essencial da vida humana, pois está ligada direta ou indiretamente a quase todas as atividades que são realizadas pela população, sendo assim, o seu uso eficiente é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço. Pensando nisso, o setor industrial, por ser o maior e possuir um grande potencial de otimização, precisa de mais investimentos na melhoria da eficiência energética. Em virtude disso, este trabalho teve por objetivo avaliar as possíveis formas de redução no consumo de energia elétrica, através da utilização de tecnologias mais eficientes, aplicadas a um estudo de caso, voltado para uma indústria do ramo metalúrgico, mais precisamente em uma cabine de pintura, com a proposta de alteração nos seus subsistemas, com ênfase na exaustão, insuflamento e iluminação. Estes subsistemas por sua vez, foram avaliados individualmente para que pudessem ser implementadas tecnologias distintas, mas que possuam redução no consumo de energia, e para tal foi definido que seria implementado no sistema de insuflamento uma redução na velocidade do motor, com aumento no damper de entrada da captação de ar limpo, pois não se poderia alterar a pressão interna que depende do fluxo de ar de entrada e saída. No sistema de exaustão, como não era possível reduzir o fluxo de ar pois impactaria diretamente na saúde do pintor e na qualidade da pintura do veículo, foi mantido a velocidade fixa dos motores e efetuada a substituição do motor original da marca Voges e modelo VTOP com parâmetro de rendimento de 91,4%, por outros com parâmetro de eficiência superiores, sendo estes da marca Weg. O primeiro foi do modelo IR3 Super Premium com rendimento de 92,7%, atingindo um ganho energético de 10,39%, e o segundo de uma tecnologia síncrona, do modelo WMagnet, com rendimento de 93,8%, e um ganho energético de 15,01%. Já para o terceiro subsistema, sendo esse o de iluminação, foi efetuada a substituição do modelo de luminárias fluorescentes da marca Philips modelo T10Plus, por outro com tecnologia LED da marca Lumalux modelo PJ-48, garantindo assim, uma adequação do nível de iluminância da cabine e um maior conforto e segurança para os funcionários que a utilizam. Mas para atingir este objetivo que é uma premissa da NBR 8995-1, teve que se exceder a potência instalada em 472,39 kWh mensal, não sendo possível manter um ganho energético neste caso, elevando seu consumo em 18,61%. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12469
Collections
  • Engenharia Elétrica - Bacharelado [75]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV