Percepção sobre a seleção, o desenvolvimento e a homologação de fornecedores do ramo pet food
Mostra/ Apri
Data
2023-07-20Autore
Dogonski, Renata
Orientador
Tumelero, Nívia
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O mercado atual exige que as empresas tenham uma alta competitividade, as organizações tendem a comprar melhor para então otimizar o custo benefício, qualidade dos insumos e serviços essenciais no processo produtivo. A escolha do fornecedor mais adequado não está atrelada ao que apresenta melhor preço. É fundamental analisar o conjunto ofertado, como preço, prazo de entrega qualidade do insumo e pós venda. Desse modo a seleção, desenvolvimento e homologação de fornecedores deve considerar alguns critérios para a tomada de decisão, é necessário que a seleção e avaliação de fornecedores analise os requisitos legais sendo necessário que a empresa tenha claro os objetivos a serem cumpridos, para assim definir quem será "o melhor fornecedor", e partir desse resultado determinar se o desempenho é o esperado para então analisar se os fornecedores estão alinhados com as metas da empresa. O trabalho tem como objetivo identificar a percepção sobre a seleção, o desenvolvimento e a homologação de fornecedores no ramo pet food. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa de nível exploratório,
com entrevistas de forma online e realização de análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram que o processo é individualizado para cada empresa tendo em vista os objetivos e adequações de cada uma no processo de seleção, desenvolvimento e homologação de fornecedores. A qualidade da matéria-prima é relevante e fundamental para o desempenho econômico da organização. Tendo em vista os critérios adotados para a seleção de fornecedores, envolve uma cadeia de processos levando em consideração atendimento, entrega, confiabilidade, comprimento de requisitos legais e a concorrência de preços. Vale ressaltar que para os entrevistados o processo visa um custo benefício, da operação e não o baixo preço do insumo. A parceria entre fornecedor e empresa compradora busca aumentar a qualidade gerando maior satisfação dos clientes para intensificar a lucratividade. [resumo fornecido pelo autor]