Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorSuzin, Thaís Zimmermann
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherVieira, Valter Afonso
dc.contributor.otherGiacomello, Cíntia Paese
dc.date.accessioned2023-09-15T14:22:05Z
dc.date.available2023-09-15T14:22:05Z
dc.date.issued2023-09-15
dc.date.submitted2023-08-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12711
dc.descriptionEsta dissertação investiga o papel das edificações sustentáveis na mitigação do impacto ambiental negativo da indústria da construção. Reconhecendo a crescente ênfase global na conscientização ambiental e na sustentabilidade na construção, o estudo aprofunda-se nos fatores que influenciam as decisões dos consumidores ao adquirirem edificações sustentáveis na região da Serra Gaúcha. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, utilizando questionários e análises estatísticas multivariadas, incluindo a Modelagem de Equações Estruturais, para examinar as relações entre diversos construtos. Os resultados do estudo destacam o impacto positivo das características de sustentabilidade e da consciência ambiental na disposição a pagar por recursos sustentáveis. Além disso, revela que a consciência ambiental afeta tanto o valor percebido quanto a atitude de compra, sendo que essa última influencia significativamente a intenção de compra. Outrossim, o estudo revela um impacto negativo da consciência ambiental na atitude de compra, indicando uma interação complexa entre esses construtos. Ademais, a pesquisa destaca o papel mediador da atitude de compra na relação entre a consciência ambiental e a intenção de compra. Também identifica que a renda e a geração do consumidor desempenham um papel moderador, afetando as relações entre o valor percebido, a intenção de compra e a atitude de compra. Uma contribuição significativa da pesquisa é a identificação da demanda dos consumidores por edificações sustentáveis, com os consumidores demonstrando disposição em pagar um preço premium de 6% a 15%. Essa disposição em pagar supera o custo premium estimado das construções sustentáveis, sugerindo um ambiente favorável para investimentos em edificações sustentáveis e revelando oportunidades de mercado ainda não exploradas. Por fim, o estudo avança em conceitos teóricos no campo, ao oferecer insights que podem aprimorar a rentabilidade, o retorno sobre investimentos e a competitividade no setor imobiliário, alinhando-o com a tendência globalmente imperativa da sustentabilidade. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the role of sustainable buildings in mitigating the negative environmental impact of the construction industry. Recognizing the growing global emphasis on environmental awareness and sustainability in construction, the study delves into the factors influencing consumers' decisions when purchasing sustainable buildings in the Serra Gaúcha region. The research employs a quantitative approach, utilizing surveys and multivariate statistical analysis, including Structural Equation Modeling, to examine the relationships between various constructs. The findings of the study underscore the positive impact of sustainability characteristics and environmental awareness on consumers' willingness to pay for sustainable features. Additionally, it reveals that environmental awareness affects both value for money and purchase attitude, while purchase attitude itself significantly influences purchase intention. Interestingly, the study reveals a negative impact of environmental awareness on purchase attitude, indicating a complex interplay between these variables. Moreover, the research highlights the mediating role of purchase attitude in the relationship between environmental awareness and purchase intention. It also identifies that consumer income and generation play a moderating role, affecting the relationships between value for money, purchase intention, and purchase attitude. A significant contribution of the research is its identification of consumer acceptance and demand for sustainable buildings, with consumers expressing a willingness to pay a premium of 6% to 15%. This willingness to pay surpasses the estimated premium cost of sustainable constructions, suggesting a favorable environment for investment in sustainable properties and unveiling untapped market opportunities. Ultimately, the study advances theoretical concepts in the field, while offering insights that can enhance profitability, return on investment, and competitiveness in the real estate sector, aligning it with the globally imperative trend of sustainability. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEdifícios sustentáveis - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectCompra e vendapt_BR
dc.subjectArquitetura sustentávelpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectSustainable buildings - Serra, Região (Brazil)en
dc.subjectVendors and purchasersen
dc.subjectSustainable architectureen
dc.subjectManagementen
dc.titleFatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra do consumidor de edificações sustentáveis na Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3953274709002069pt_BR
mtd2-br.author.lattesSUZIN, T. Zpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-09-15


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples