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dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorCosta, Robélia Aragão
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherLeão, Débora Ortiz de
dc.date.accessioned2023-10-16T11:59:00Z
dc.date.available2023-10-16T11:59:00Z
dc.date.issued2023-10-12
dc.date.submitted2023-10-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12745
dc.descriptionA presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do Núcleo Territorial de Educação - NTE 17/BA, insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul. Essa foi volvida pelo tema - A importância do Coordenador Pedagógico para o processo de transição dos estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio - e guiada pela seguinte problemática: quais saberes são mobilizados nos processos formativos dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio para desenvolver ações de acolhimento aos estudantes no processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio em escolas do Núcleo Territorial de Educação - NTE 17? Os recortes territorial e das etapas da Educação Básica devem-se ao fato de atender ao objetivo de investigar os saberes e os processos formativos dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio vinculados às escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação - NTE 17 no acolhimento e transição dos estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Por isso, traz como contexto da pesquisa o NTE17, situado no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, composto por 18 municípios baianos, dentre os quais estão localizadas as escolas estaduais em que os 9 participantes da pesquisa desenvolvem seus trabalhos. A relevância da pesquisa é sustentada pelo(s)/pela(s): fundamentos teóricos; atuação da autora, enquanto coordenadora pedagógica; saberes dos Coordenadores Pedagógicos constituídos/a constituir; questões identitárias e formativas desses profissionais; fragilidades do processo de transição dos estudantes; resultados educacionais que carecem de mais apoio teórico, técnico, pedagógico e de natureza colaborativa, considerando as demandas atuais das políticas públicas educacionais. A abordagem teórico-metodológica considera a investigação qualitativa em educação, incidindo particularmente no estudo de caso qualitativo, contemplando no percurso investigativo metodológico, o convite aos coordenadores para participar da pesquisa, emprego do questionário, realização do grupo focal, estudos e Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Foram analisados documentos institucionais, como o Estatuto do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, os Documentos curriculares referenciais da Bahia para Educação Básica, Regimento Escolar das unidades escolares integrantes do sistema público estadual de ensino e demais aportes teóricos e legais de âmbitos estaduais e federais. Os fundamentos desta pesquisa dialogam com autores como Paulo Freire, Vera Maria Nigro de Souza Placo, Vera Lúcia Trevisan Souza, Laurinda Ramalho Almeida, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Ivane Beatriz Pasetti Castagnolli, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Marili Moreira da Silva Vieira, Francisco Imbernón, César Nunes, Alain Coulon e outros. Apresenta-se, também, como resultado da pesquisa, os Saberes Transicionais dos/para os Coordenadores Pedagógicos, voltados para acolhimento aos estudantes no processo de transição dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, relacionando-os aos processos formativos desses profissionais e aos espaços de acolhença. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe title of this dissertation, The Knowledge and Ongoing Training of Pedagogical Coordinators Faced with the Challenges of Students Transitioning from Primary School to Secondary School: A Study in the Schools of the Territorial Centre of Education - NTE 17/BA, is part of the line of research Educational Processes, Language, Technology and Inclusion and is linked to the Postgraduate Programme in Education, University of Caxias do Sul. It was guided by the theme - The importance of the Pedagogical Coordinator for the transition process of students from primary to secondary school - and the following problem: what knowledge is mobilised in the training processes of secondary school Pedagogical Coordinators to develop actions to welcome students in the transition process from primary to secondary school in schools in the Territorial Education Centre - NTE 17? The territorial and basic education stages were chosen because they meet the objective of investigating the knowledge and training processes of Secondary School Pedagogical Coordinators linked to schools belonging to the Territorial Education Centre - NTE 17 in the reception and transition of students from Primary School to Secondary School. For this reason, the research context is NTE17, located in the Semi-arid Northeast II Identity Territory, made up of 18 municipalities in the state of Bahia, among which are the state schools where the 9 participants in the research carry out their work. The relevance of the research is underpinned by the following: theoretical fundamentals; the author's work as a pedagogical coordinator; the Pedagogical Coordinators' knowledge constituted/constituted; identity and training issues for these professionals; weaknesses in the student transition process; educational results that need more theoretical, technical, pedagogical and collaborative support, considering the current demands of public educational policies. The theoretical-methodological approach considers qualitative research in education, focusing particularly on the qualitative case study. The methodological investigative route included inviting the coordinators to take part in the research, using the questionnaire, conducting the focus group, studies and Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Moraes and Galiazzi. Institutional documents were analysed, such as the Statute of the Elementary and Secondary School Teachers of the State of Bahia, the Bahia Reference Curriculum Documents for Basic Education, the School Rules of the schools that make up the state's public education system and other theoretical and legal contributions at state and federal level. The fundamentals of this research dialogue with authors such as Paulo Freire, Vera Maria Nigro de Souza Placo, Vera Lúcia Trevisan Souza, Laurinda Ramalho Almeida, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Ivane Beatriz Pasetti Castagnolli, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Marili Moreira da Silva Vieira, Francisco Imbernón, César Nunes, Alain Coulon and others. As a result of the research, we also present the Transitional Knowledge of Pedagogical Coordinators, aimed at welcoming students in the process of transition from the final years of primary school to secondary school, relating it to the training processes of these professionals and the spaces in which they are welcomed. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleOs saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5587153852206560pt_BR
mtd2-br.author.lattesCOSTA, Robélia Aragãopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-10-11


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