Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
Data
2023-10-24Autor
Guder, Deise
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte do cotidiano das pessoas desde os primeiros anos de vida e estão inseridas nos diferentes setores da sociedade. Recursos como softwares, aplicativos, robôs, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, metaverso, dentre outros, estão presentes nas indústrias, na agricultura, no comércio, na medicina, na educação, nas residências e na vida social. Numa sociedade tecnológica e digital, há conceitos e habilidades importantes de serem abordados no ensino, como o PC, que se refere à capacidade de resolver um problema de maneira organizada e sistemática, utilizando abstração, decomposição, generalização e algoritmos. Em nível internacional, há muitos países que já incluíram a Computação nos seus currículos escolares. Porém, no Brasil, esse movimento ainda é tímido, embora o PC já seja citado na Base Nacional Comum Curricular, na área da Matemática. Num mundo tecnológico e digital, é importante formar pessoas que, além de saberem fazer uso das tecnologias, sejam também capazes de construí-las. Nesse sentido, ressalta-se a importância de abordar o PC nas escolas. Diversos autores, como Papert, Wing, Brennan e Resnick, apontam que as atividades de programação ajudam a desenvolver o PC. Por isso, esta pesquisa partiu do problema: "Como é possível desenvolver o Pensamento Computacional nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos?" Este estudo tinha como objetivo principal propor e avaliar atividades que promovam o desenvolvimento do PC nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Como recurso computacional para a construção dos aplicativos selecionou-se a plataforma MIT App Inventor por constituir um ambiente acessível, simples e capaz de apoiar a criação de aplicativos atrativos e úteis. Dessa forma, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica, além de pesquisas de opinião com alunos e professores e pesquisa bibliográfica. A intervenção pedagógica ocorreu numa escola pública, com uma turma de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mediante 16 encontros, numa carga horária total de 27 horas e 50 minutos, durante as aulas de Matemática. Os dados coletados na intervenção pedagógica e na pesquisa de opinião realizada com alunos e professores da escola de aplicação compuseram o corpus da pesquisa, que foi analisado pela técnica da Análise Textual Discursiva e pelo Framework de Brennan e Resnick. Observou-se que os alunos participantes da pesquisa desenvolveram diversas competências e habilidades do PC, por meio da experiência computacional de criar e programar aplicativos. Ademais, a prática favoreceu a interação entre os alunos, o trabalho colaborativo, a autonomia, a criatividade, o senso crítico, a tomada de decisão, além da revisão e aplicação de conceitos matemáticos. Por meio das evidências geradas pela análise dos dados, constatou-se que a construção de aplicativos é uma estratégia atrativa, eficaz e viável para inserir a programação e o PC nas aulas de Matemática, contribuindo também para a aprendizagem desta área de conhecimento. [resumo fornecido pelo autor]