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dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorPasqual Júnior, Paulo Antonio
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherLucchesi, Anita
dc.contributor.otherRocha, Karla Marques da
dc.date.accessioned2023-11-13T12:53:25Z
dc.date.available2023-11-13T12:53:25Z
dc.date.issued2023-11-11
dc.date.submitted2023-10-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12779
dc.descriptionOs computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, algumas escolas passaram a incluir a computação como um recurso de aprendizagem, como foi o caso da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Caxias do Sul. Nesse contexto, esta tese investiga como constituiu-se o pensamento pedagógico e os seus desdobramentos no campo da Informática Educativa na rede municipal de Caxias do Sul, durante os anos de 1992 a 2012. A metodologia de pesquisa escolhida é a qualitativa, tendo como base teórica a Histórica Cultural. Como abordagens, elencou-se o estudo documental, através das fontes coletadas em acervos e em instituições e a História Oral, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de narrativas. E, por fim, a análise de conteúdo foi realizada por uma série de procedimentos, tais como, a análise da frequência de palavras por meio de um script, o uso de nuvem de palavras para a representação das palavras mais frequentes, o uso de planilha eletrônica para organização da base de dados e, por fim, a modelagem dos dados no PowerBI, um software de análise de dados. Como resultados, identificou-se que as primeiras iniciativas de informática educativa foram realizadas por sujeitos independentes, visionários que, apesar da inexistência de políticas públicas, desenvolveram suas próprias iniciativas e conseguiram criar os primeiros laboratórios de informática. A partir de 1992, houve os primeiros movimentos do poder público com foco na informática educativa no município de Caxias do Sul. Durante os vinte anos que se seguiram, diversas escolas receberam computadores, em especial, por meio de recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), o que potencializou a informatização das escolas. No campo do pensamento pedagógico, descobriu-se que durante os vinte anos analisados, o pensamento pedagógico baseou-se na perspectiva construtivista, tendo principalmente a influência de Jean Piaget, Seymour Papert, Léa Fagundes e outros. Nos primeiros anos, em especial, há uma marca do pensamento de Paulo Freire, relacionado à alfabetização e à educação popular. Assim, articulam-se esses conceitos como base para a constituição do pensamento pedagógico da rede municipal de Caxias do Sul, durante os anos de 1992 a 2012. Além disso, é importante destacar que uma rede de professoras possibilitou que a informática educativa prosperasse e chegasse aos nossos dias. Essas professoras foram também responsáveis por reverberar este pensamento pedagógico. Esta pesquisa preenche uma lacuna na História da Educação ao investigar a formação do pensamento pedagógico e a sua relação com a Informática Educativa. Além de lançar luz sobre o desenvolvimento da tecnologia na educação, os achados destacam os projetos de informática educativa, e as tentativas de implementação de políticas públicas, bem como, as influências pedagógicas que moldaram a integração tecnológica nas escolas da rede municipal de ensino. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractComputers have been a part of education for at least 40 years; however, the History of Technology in Education is not yet a consolidated field in educational history research. During this period, in Brazil, some schools began to incorporate computing as a learning resource, as was the case with the Municipal Education Network of the City of Caxias do Sul. In this context, this thesis investigates how pedagogical thinking was formed and its implications in the field of Educational Informatics in the municipal network of Caxias do Sul, from 1992 to 2012. The chosen research methodology is qualitative, with Cultural History as the theoretical foundation. The approaches include documentary research, based on sources collected in archives and institutions, as well as Oral History through semi-structured interviews and narratives. Finally, content analysis was conducted through a series of procedures, such as word frequency analysis using a script, the use of word clouds to represent the most frequent words, the use of spreadsheets for data organization, and data modeling in PowerBI, a data analysis software. As results, it was found that the initial initiatives in educational informatics were carried out by independent, visionary individuals who, despite the absence of public policies, developed their own initiatives and managed to establish the first computer labs. From 1992, there were initial efforts by the public authorities focused on educational informatics in the municipality of Caxias do Sul. Over the following twenty years, several schools received computers, especially through resources from the National Program of Educational Technology (PROINFO), which facilitated the computerization of schools. In terms of pedagogical thinking, it was discovered that over the twenty years analyzed, the pedagogical thinking was based on the constructivist perspective, primarily influenced by Jean Piaget, Seymour Papert, Léa Fagundes, and others. In the early years, there was a clear influence of Paulo Freire's thinking, particularly related to literacy and popular education. These concepts were articulated as the basis for the formation of the pedagogical thinking in the municipal network of Caxias do Sul from 1992 to 2012. Moreover, it is important to highlight that a network of teachers enabled the progress of educational informatics and its continuation to the present day. These teachers were also responsible for promoting this pedagogical thinking. This research fills a gap in the history of education by investigating the formation of pedagogical thinking and its relationship with Educational Informatics. In addition to shedding light on the development of technology in education, the findings highlight educational informatics projects, attempts to implement public policies, and the pedagogical influences that shaped the technological integration in the schools of the municipal education network. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - História - Caxias do Sulpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputing - Educationen
dc.subjectEducation - History - Caxias do Sul (Brazil)en
dc.subjectEducational technologyen
dc.titleInformática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4395209456758180pt_BR
mtd2-br.author.lattesPASQUAL JÚNIOR, P. Apt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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