Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBaccon, Melissa
dc.contributor.authorDe Momi, Fábio André
dc.contributor.otherDebenetti, Valdete Elza Spindler
dc.contributor.otherLima, Olga Maria Blauth
dc.date.accessioned2023-12-08T01:18:52Z
dc.date.available2023-12-08T01:18:52Z
dc.date.issued2023-12-01
dc.date.submitted2023-11-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12858
dc.descriptionEste trabalho de conclusão, tem como objetivo analisar o comportamento do empreendedor na área mecânica e elétrica automotiva com intuito de identificar os comportamentos e ações que visam melhorar continuamente o seu desempenho organizacional. O presente estudo foi realizado em mecânicas e elétricas automotivas no município de Farroupilha/RS. No entanto, essas oficinas têm proprietários com variados comportamentos que os diferenciam e que consequentemente impactam nos resultados finais e ainda, no seu desempenho individual. O presente trabalho baseia-se em uma revisão teórica sobre a mentalidade empreendedora, o comportamento empreendedor, a inovação, os desafios atuais no empreendedorismo, relacionamento com o cliente e desempenho organizacional visando maior compreensão acerca desses temas. Realizou-se um estudo descritivo com aplicação de uma pesquisa quantitativa com os sócios proprietários dessas empresas através de um questionário estruturado e validado com base na literatura sendo disponibilizado de forma física para autopreenchimento. Os resultados desta pesquisa indicam que os comportamentos empreendedores de inovação, planejamento e sociável são de maior importância para melhorar o desempenho organizacional e ainda a diferença das características sociodemográficas dos proprietários, por exemplo, tempo de empresa que estão consolidadas com mais de quinze anos de existência no mercado e a média de idade entre os empreendedores que está acima de vinte e cinco anos é bem pontual, pois o percentual está similar entre as faixas etárias. O estudo, no entanto, aponta propostas de treinamento quanto ao planejamento para os empreendedores não serem surpreendidos por fatos que poderiam ser previstos, recrutamento por mão de obra especializada voltada a tecnologias, empreendedores com necessidade de buscar conhecimento em graduação, agressividade na divulgação da empresa e ainda de gestão para os sócios proprietários nas empresas pesquisadas, com o objetivo de melhorar alguns dos seus comportamentos empreendedores, visando o aumento no seu desempenho organizacional. É de suma importância ressaltar que os resultados obtidos se aplicam apenas a esta pesquisa, não podendo ser generalizada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.titleEstudo do comportamento do empreendedor na área mecânica e elétrica automotiva no município de Farroupilha/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem