Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
Visualizar/ Abrir
Data
2024-01-26Autor
Ghellere, Priscila
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, o período de 1999, quando a escola iniciou seus trabalhos, até 2019, ano que antecede um expressivo movimento de modificação em sua proposta pedagógico-metodológica, o qual acarreta significativas transformações nas culturas escolares e infantis, além de ser o período anterior à Pandemia de COVID-19. O objetivo foi pesquisar como se deu o processo de formação histórica, no período já mencionado, da Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, no município de Vila Flores/RS. O suporte teórico foi auferido na História Cultural vinculada à História da Educação, tendo, contribuições de Burke (1992, 2005), Magalhães (2004), Chartier (2010), além de Halbwachs (1990), Pesavento (2008, 2013), Luchese (2018), Décio Gatti (2016). A problemática expressa no questionamento que movimentou a investigação foi: Como se deu o processo de formação histórica e institucional da Escola Municipal Nostri Bambini de Vila Flores/RS, desde a sua inauguração em 1999 até 2019, levando em conta as culturas infantis que constituíram e ainda constituem esse educandário? A metodologia foi embasada na História Oral, que possibilitou a realização de 12 entrevistas, com ex-gestores, professores, ex-alunos, pais de ex-alunos e moradores de Vila Flores/RS. Depois das transcrições das entrevistas, os documentos da escola, além de fotografias foram analisados minunciosamente, embasados pela Análise Documental Histórica. A análise dos documentos foi cotejada com teoria e autoria, resultando na estrutura analítica apresentada. O município de Vila Flores, predominantemente habitado por descentes de italianos, foi emancipado em 1988. Vila Flores fundou a primeira escola municipal de Educação Infantil no ano de 1999. Como resultados, considera-se as culturas infantis, as práticas pedagógicas, bem como os espaços, tempos e sujeitos. Com isso, pode-se afirmar que na Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini emergiram diferentes culturas infantis, evidenciadas através de brincadeiras de faz-de-conta, cantigas de roda, encenações teatrais, práticas pedagógicas embasadas em contações de histórias, propostas com tintas, papéis rasgados, materiais de largo alcance etc. Além dessas, culturas de celebrar datas comemorativas como Páscoa, Natal, Cerimonias de Formatura, buscando unir família e escola, marcaram os tempos no educandário. Outro fator a ser destacado é a rotina diária presente na referida EMEI, que, afim de garantir um bom funcionamento, seguia horários pré-estabelecidos. Somando-se a isso, há expressivas modificações estruturais ocorridas na escola. Com relação aos espaços físicos, realizaram-se diversas e significativas reformas de ampliação do prédio, visando comodidade e conforto aos indivíduos. Tais apontamentos puderam ser notados por meio das lembranças narradas por profissionais e demais sujeitos que fizeram parte da história da escola. Por fim, é possível afirmar que a instituição pesquisa vivenciou períodos delicados, em virtude, especialmente, de sua estrutura física. Contudo, conseguiu dar conta das demandas existentes, com os recursos disponíveis naqueles momentos, garantindo o desenvolvimento integral das crianças que lá estiveram matriculadas. [resumo fornecido pelo autor]