• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Geovani Agostinho Orio.pdf (1.982Mb)
Data
2023-12-01
Autor
Orio, Geovani Agostinho
Orientador
Baccon, Melissa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho apresenta um plano de negócios, cujo objetivo foi analisar a viabilidade mercadológica e financeira da implantação de um novo empreendimento no município de Farroupilha/RS, voltado ao setor de pet shop. A expansão do mercado pet está associado as mudanças sociais e culturais da sociedade brasileira, devido a relação de afeto entre seres humanos e animais domésticos. As pessoas tratam-os como da família e, portanto, consomem cada vez mais produtos para seus animais e procuram por qualidade e conforto dos bichos. Através disso, o investimento no conforto, beleza, saúde e bem-estar animal teve um aumento significativo no consumo de produtos e serviços para este setor, proporcionando oportunidades mercadológicas para novos negócios. Esse estudo permite fazer uma síntese de todas as etapas da criação do negócio proposto. Foi abordada a revisão da literatura sobre empreendedorismo, levantamento de informações, através de pesquisas de mercado e análise do público alvo, permitindo verificar quais as necessidades existentes no mercado, descrevendo as variáveis envolvidas e que precisam ser estudadas. O pet shop móvel será montado em uma van e terá a finalidade de promover a prestação do serviço no conforto dos lares de seus clientes, favorecendo pessoas com algum tipo de necessidade física, ou aquelas que não dispõem de tempo para irem a um pet shop com loja fixa. Para a coleta de dados utilizou-se pesquisas qualitativa e quantitativa de natureza exploratória. Ambas as pesquisas revelaram um cenário de mercado favorável para o segmento, permitindo a formulação de estratégias de opções de mercado para o negócio. Durante esse processo, foi possível avaliar, junto aos futuros clientes, suas perspectivas em relação ao novo modelo de serviço oferecido. A análise ambiental abrange tanto os pontos fortes quanto os fracos, assim como as oportunidades e ameaças associadas ao novo empreendimento. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de negócios que compreende o planejamento de mercado, incluindo informações sobre a visão, missão, valores e objetivos da empresa. Em seguida desenvolveu-se a estratégia de marketing que detalha o tipo de segmento de mercado. Ao concluir todas as etapas, foi realizada a análise da previsão de abertura do negócio em três cenários diferentes, visando verificar o tempo de retorno do investimento , as projeções indicaram a viabilidade financeira do empreendimento para os cenários realistas e otimistas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12968
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV