dc.contributor.advisor | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.author | Caio, Jéssica | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T19:35:33Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T19:35:33Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13078 | |
dc.description | O presente trabalho aborda o tema "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a aprendizagem escolar: um olhar sobre possibilidades" e teve como objetivo geral investigar como se caracteriza o TDAH e quais as dificuldades de aprendizagem de uma criança em idade escolar e quais as possíveis intervenções pedagógicas no espaço escolar para a promoção de aprendizagens significativas dos indivíduos que apresentam o transtorno em foco. Neste sentido, o referido trabalho buscou responder o seguinte problema de pesquisa "Quais as possíveis intervenções pedagógicas para a mobilização de aprendizagens significativas para crianças que apresentam o TDAH?" A investigação de natureza qualitativa, tem como metodologia o estudo bibliográfico (GIL, 2008) no qual se buscou o embasamento teórico principalmente em livros e artigos científicos, fontes confiáveis que dão credibilidade à pesquisa. Assim, os estudos foram fundamentados em aportes teóricos, dentre os quais destaco Barkley e Murphy (2008), Oliveira (2009), Sousa et al. (2020), Carvalho (2020), Santos
e Vasconcelos (2010), Martins da Costa (2023), entre outros. A pesquisa realizada possibilitou compreensões acerca da temática em foco e como resultado é possível afirmar que, é recente os estudos e o movimento que dá maior atenção às crianças com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Por ser um transtorno que, até o momento, não há cura, é preciso promover a formação e o desenvolvimento destas pessoas da melhor maneira possível, respeitando
seus ritmos e características próprias. Nesse sentido, o espaço escolar deve contemplar práticas pedagógicas inclusivas para o acolhimento e as intervenções necessárias para qualificar o atendimento e o processo de aprendizagem dos educandos acometidos por este transtorno. Fica evidente a necessidade da parceria família e escola, bem como, a formação dos professores para que, através do conhecimento e utilização de estratégias e atividades para o desenvolvimento integral
da criança, contribuam para que, na trajetória escolar, sejam rompidos os rótulos e os preconceitos atribuídos aos educandos com TDAH. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work addresses the theme "Attention Deficit Hyperactivity Disorder and school learning: a look at possibilities" and had the general objective of investigating how ADHD is characterized and what are the learning difficulties of a school-age child and what possible pedagogical interventions in the school space to promote meaningful learning for individuals who have the disorder in focus. In this sense, this work sought to answer the following research problem "What are the possible pedagogical
interventions for mobilizing meaningful learning for children who have ADHD?" The qualitative investigation has as its methodology the bibliographic study (GIL, 2008) in which the theoretical basis was sought mainly in books and scientific articles, reliable sources that give credibility to the research. Thus, the studies were based on theoretical contributions, among which I highlight Barkley and Murphy (2008), Oliveira (2009), Sousa et al. (2020), Carvalho (2020), Santos e Vasconcelos (2010),
Martins da Costa (2023), among others. The research carried out enabled understanding of the topic in focus and as a result it is possible to state that studies and the movement that gives greater attention to children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder are recent. As it is a disorder for which, to date, there is no cure, it is necessary to promote the training and development of these people in the best possible way, respecting their own rhythms and characteristics. In this sense,
the school space must include inclusive pedagogical practices for reception and the necessary interventions to qualify the care and learning process of students affected by this disorder. The need for family and school partnership is evident, as well as the training of teachers so that, through the knowledge and use of strategies and activities for the integral development of the child, they contribute to breaking down the labels and prejudices attributed to them throughout their school career. to students with ADHD. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O TDAH e a aprendizagem escolar: um olhar sobre possibilidades | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-13 | |