Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorWerlang, Sandra Danieli
dc.contributor.otherEspíndola, Ana Lúcia
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.date.accessioned2016-09-12T18:35:34Z
dc.date.available2016-09-12T18:35:34Z
dc.date.issued2016-09-12
dc.date.submitted2015-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1309
dc.descriptionOrientações do PNAIC indicam a necessidade de implementar, já no ciclo de alfabetização, o processo de alfabetizar letrando, a fim de promover o sucesso dos alunos. Desse modo, esta dissertação analisa os processos de alfabetização e letramento, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental, a partir da interação com a leitura literária, mediada intencionalmente pelo professor. A pesquisa justifica-se em virtude da ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos, que implica iniciar a alfabetização ainda no 1º ano, assim como pela intenção de contribuir para a formação de leitores proficientes, utilizando materiais fornecidos pelo MEC, nesse caso, o acervo do PNBE 2014. Fundamentam a investigação, estudos de Soares (2001), Gomes (2004), Ramos (2010), Cosson (2000). A pesquisa empírica assume enfoque qualitativo, realizando-se a partir de princípios da pesquisa-ação. Além de estudo bibliográfico, a investigação cria e aplica projeto de leitura, contemplando ações como seleção de livros literários a serem potencializados em sala de aula; aplicação de roteiros de leitura elaborados para cada obra; análise de categorias depreendidas a partir da aplicação do planejamento elaborado. O estudo evidencia a alfabetização e o letramento por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, tendo como recurso principal a leitura literária. Os resultados obtidos revelam que, utilizando a literatura como fio condutor da prática educativa no primeiro ano, aspectos como o planejamento adequado, a mediação e a intervenção pontual, a vivência coletiva em sala de aula com os alunos, promovem o progresso dos estudantes, rumo à alfabetização e ao letramento.pt_BR
dc.description.abstractPNAIC guidelines indicate the need to implement, since the literacy cycle, the process of teaching how to read along with developing literacy in order to promote the success of the students. Thereby, this dissertation analyzes the literacy processes in a class of first year of elementary school from the interaction with literary reading, intentionally mediated by the teacher. The expansion of primary education to nine years which implies starting literacy classes in the 1st year justifies this research, as well as the intention of contributing to the formation of proficient readers using materials provided by the Ministry of Education (MEC), namely materials from the PNBE 2014. The theoretical framework of research is based on the works by Soares (2001), Gomes (2004), Ramos (2010), and Cosson (2000). Empirical research was qualitative, carried out according to action research principles. In addition to bibliographical review, this research creates and executes a reading project, contemplating actions such as the selection of literary books to be leveraged in the classroom; the application of reading scripts elaborated for each work; and the analysis of categories inferred from the application of the plan. The study highlights literacy and literacy development through differentiated teaching practices, with the main use of literary reading. The results show that by using literature as a guide to educational practices in the first year, aspects such as proper planning, mediation and precise intervention, and collective experience in the classroom with students, promote student progress toward literacy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2783198037426310pt_BR
mtd2-br.author.lattesWERLANG, S. D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples