Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.authorMachado, William Gustavo
dc.contributor.otherRocha, Gabriel Kafure
dc.contributor.otherMattos, Sônia Regina da Luz
dc.date.accessioned2024-03-13T13:51:27Z
dc.date.available2024-03-13T13:51:27Z
dc.date.issued2024-03-12
dc.date.submitted2023-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13125
dc.descriptionA presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa em Filosofia da Educação. Investigou-se a formação poética do ser através da obra estética do filósofo francês Gaston Bachelard. Através de uma abordagem fenomenológica, buscou-se contribuições de Bachelard à revisão do conceito de formação (Bildung). Para tanto, foi realizado um percurso que abordou uma apresentação do arcabouço teórico do filósofo, tratando dos conceitos de imagem, imaginação e imaginário em diálogo com a Educação; as influências do movimento responsável pelo conceito de Bildung, o romantismo alemão, na estética bachelardiana; e dois momentos mais dedicados à pensar os aspectos pedagógicos da filosofia de Bachelard: por uma pedagogia sonhadora e por uma pedagogia das conchas, por onde foram mais explorados os conceitos apresentados anteriormente. Por fim, o texto da dissertação apresenta argumentos que apontam para a imprescindibilidade da vinculação entre a Educação e as Filosofias do Imaginário. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractCe mémoire de maîtrise présente les résultats d'une recherche en Philosophie de l’Educatión. La formation poétique de l’être a été étudiée à travers les travaux esthétiques du philosophe français Gaston Bachelard. À travers une approché phénoménologique, les contributions de Bachelard ont été recherchées pour une revisión du concept de formation (Bildung). À cette fin, un parcours a été réalisé qui approché une présentation du cadre théorique du philosophe, traitant des concepts d’image, d'imagination et d’imaginaire en dialogue avec l’Educatión; les influences du mouvement a l'origine le concept de Bildung, le romantisme allemande, sur l’esthétique bachelardienne; et deux moments plus consacrés à penser sur les aspects pédagogiques de la philosophie de Bachelard: pour une pédagogie de rêve et pour une pédagogie des coquilles, où les concepts présentés précédemment ont été exploité. Enfin, le texte du mémoire présente des arguments qui pointent vers pour la imprescindibilité du lien entre l'Éducation et les Philosophies du l’Imaginaire. [resumo fornecido pelo autor]fre
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isofrpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt_BR
dc.subjectEducation - Philosophyen
dc.subjectImaginationen
dc.titleA poética da formação: Gaston Bachelard e a educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9699657003441050pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACHADO, William G.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorKuiava, Evaldo Antônio
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-03-11


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples