A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
Date
2024-03-20Author
Inda, Pedro Augusto Alves de
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ponto de partida, buscou analisar como emerge o significado (o todo coerente) a partir dos fragmentos (as partes) vivenciados ao longo do tempo e em um espaço específico (o campus universitário de ensino integral). O sentido dessa investigação visou rastrear as aprendizagens efetivas, considerando as inúmeras partes oferecidas pela facilidade e pelo incentivo à mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior, potencializadas pelo fenômeno da desagregação, o qual permite separar as partes constituintes do ensino superior em todas as suas escalas, bem como, aos estudantes, acessarem-nas do modo que desejarem. Configurou um estudo de caso em uma universidade comunitária (ICES) localizada na região da serra do Rio Grande do Sul, cujos dados possibilitaram apreender a totalidade de um fenômeno em um contexto social no qual o limite entre eles ainda não está claro e se tem pouco controle sobre os eventos estudados. Em síntese, compôs uma investigação empírica que analisou as experiências dos estudantes a partir dos mapas mentais do percurso formativo de cada um e de seus percursos efetivos, no âmbito de diferentes cursos e áreas do conhecimento. Sem a pretensão da generalização, haja vista que se trata de um caso particular, o estudo pode ser inspirador a outras análises devido ao seu caráter descritivo, explicativo e indutivo, tendo o pesquisador como um sujeito implicado que auxilia a pesquisa. Além dos mapas mentais construídos pelos estudantes, acompanhados de suas narrativas, o percurso de desenvolvimento da tese contou com as contribuições de autores tais como, John Dewey, Alain Coulon, Tristan McCowan, Kevin Lynch, entre outros. Culminou com a formulação da seguinte tese: é possível aprender um todo coerente mesmo em um cenário de desagregação acentuado, pressionado pelos interesses financeiros, desde que, em algum momento, esse estudante possa usufruir de um campus universitário e das estruturas coerentes ali existentes: laboratórios, espaços de convívio, corpo docente dedicado e, principalmente, dos seus colegas. Ademais, procurou mensurar e compreender o que é o fenômeno da desagregação e a importância da vivência integral para as aprendizagens a partir da percepção dos estudantes sobre seus percursos formativos, em um cenário onde o avanço das instituições de ensino superior (IES) mercantis têm feito o ensino assemelhar-se a produtos a serem consumidos em prateleiras. Os pontos de chegada do estudo permitiram concluir que é possível oferecer uma formação integral de qualidade para os estudantes e que contribua para o desenvolvimento de sua região, competindo com esses grandes grupos mercantis. [resumo fornecido pelo autor]
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