Mostrar el registro sencillo del ítem
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Inda, Pedro Augusto Alves de | |
dc.contributor.other | Morés, Andréia | |
dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
dc.contributor.other | Guilherme, Alexandre Anselmo | |
dc.contributor.other | Hostins, Regina Célia Linhares | |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T11:42:32Z | |
dc.date.available | 2024-03-21T11:42:32Z | |
dc.date.issued | 2024-03-20 | |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13145 | |
dc.description | Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ponto de partida, buscou analisar como emerge o significado (o todo coerente) a partir dos fragmentos (as partes) vivenciados ao longo do tempo e em um espaço específico (o campus universitário de ensino integral). O sentido dessa investigação visou rastrear as aprendizagens efetivas, considerando as inúmeras partes oferecidas pela facilidade e pelo incentivo à mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior, potencializadas pelo fenômeno da desagregação, o qual permite separar as partes constituintes do ensino superior em todas as suas escalas, bem como, aos estudantes, acessarem-nas do modo que desejarem. Configurou um estudo de caso em uma universidade comunitária (ICES) localizada na região da serra do Rio Grande do Sul, cujos dados possibilitaram apreender a totalidade de um fenômeno em um contexto social no qual o limite entre eles ainda não está claro e se tem pouco controle sobre os eventos estudados. Em síntese, compôs uma investigação empírica que analisou as experiências dos estudantes a partir dos mapas mentais do percurso formativo de cada um e de seus percursos efetivos, no âmbito de diferentes cursos e áreas do conhecimento. Sem a pretensão da generalização, haja vista que se trata de um caso particular, o estudo pode ser inspirador a outras análises devido ao seu caráter descritivo, explicativo e indutivo, tendo o pesquisador como um sujeito implicado que auxilia a pesquisa. Além dos mapas mentais construídos pelos estudantes, acompanhados de suas narrativas, o percurso de desenvolvimento da tese contou com as contribuições de autores tais como, John Dewey, Alain Coulon, Tristan McCowan, Kevin Lynch, entre outros. Culminou com a formulação da seguinte tese: é possível aprender um todo coerente mesmo em um cenário de desagregação acentuado, pressionado pelos interesses financeiros, desde que, em algum momento, esse estudante possa usufruir de um campus universitário e das estruturas coerentes ali existentes: laboratórios, espaços de convívio, corpo docente dedicado e, principalmente, dos seus colegas. Ademais, procurou mensurar e compreender o que é o fenômeno da desagregação e a importância da vivência integral para as aprendizagens a partir da percepção dos estudantes sobre seus percursos formativos, em um cenário onde o avanço das instituições de ensino superior (IES) mercantis têm feito o ensino assemelhar-se a produtos a serem consumidos em prateleiras. Os pontos de chegada do estudo permitiram concluir que é possível oferecer uma formação integral de qualidade para os estudantes e que contribua para o desenvolvimento de sua região, competindo com esses grandes grupos mercantis. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis, anchored in the Postgraduate Program in Education at the University of Caxias do Sul, sought to identify how higher education students build the architecture of their academic experience. From this starting point, it was sought to analyze how meaning (the coherent whole) emerges from the fragments (the parts) experienced over time and in a specific space (the full-time university campus). The purpose of this investigation aimed to track effective learning, considering the countless parts offered by the ease and encouragement of academic mobility between higher education institutions, enhanced by the phenomenon of disaggregation, which allows the separation of the constituent parts of higher education at all its scales , as well as for students to access them in any way they wish. It set up a case study in a community university (ICES) located in the mountain region of Rio Grande do Sul, whose data made it possible to understand the totality of a phenomenon in a social context in which the limit between them is still not clear and there is little control over the events studied. In summary, it composed an empirical investigation that analyzed the students' experiences based on mental maps of each one's educational path and their actual paths, within the scope of different courses and areas of knowledge. Without the intention of generalization, given that this is a particular case, the study can be inspiring for other analyzes due to its descriptive, explanatory and inductive character, with the researcher as an implicated subject who assists the research. In addition to the mental maps constructed by the students, accompanied by their narratives, the thesis development path included contributions from authors such as John Dewey, Alain Coulon, Tristan McCowan, Kevin Lynch, among others. It culminated in the formulation of the following thesis: it is possible to learn a coherent whole even in a scenario of marked disaggregation, pressured by financial interests, as long as, at some point, this student can take advantage of a university campus and the coherent structures that exist there: laboratories, social spaces, dedicated teaching staff and, most importantly, your colleagues. Furthermore, it sought to measure and understand what the phenomenon of disaggregation is and the importance of an integral experience for learning based on the students? perception of their educational paths, in a scenario where the advancement of commercial higher education institutions (HEIs) have made teaching resembles products to be consumed on shelves. The study's endpoints allowed us to conclude that it is possible to offer quality comprehensive training for students and that it contributes to the development of their region, competing with these large commercial groups. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades comunitárias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education, Higher | en |
dc.subject | Affective education | en |
dc.subject | Community colleges | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | A presente tese constitui uma investigação científica sobre o contributo do Registro de Imóveis, prestado através da informação ambiental juridicamente qualificada e da comunicação administrativa, às ações estatais de defesa e proteção do meio ambiente. O problema de pesquisa está sintetizado na seguinte pergunta: de que modo a atividade jurídica do Registrador de Imóveis no Brasil pode contribuir para subsidiar as ações estatais de defesa e proteção do meio ambiente? Para responder a esse problema, a tese trabalhou com a hipótese de que a atividade jurídica do Registrador de Imóveis produz informações ambientais juridicamente qualificadas. Usando-se uma abordagem metodológica normativa, conceitual e analítica, a partir de fontes de pesquisa bibliográficas e documentais, o trabalho corroborou a hipótese inicialmente levantada. A investigação científica foi estruturada de modo a se analisarem, inicialmente, os elementos que compõem o direito-dever da informação ambiental e, em seguida, o regime jurídico do Registro de Imóveis. Posteriormente, foram examinados os dois eixos temáticos em que a atividade jurídica dos Registros Públicos tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. O primeiro foi o eixo temático do acesso à justiça, em que se observou, como resultado, que a fundamentação jurídica está no cerne da expansão da atuação dos Registros de Imóveis na ampliação do direito fundamental de acesso à justiça. O segundo foi o eixo temático das políticas públicas, em que se identificou, como resultado, que as comunicações administrativas estão no cerne das interações entre as serventias extrajudiciais e a Administração Pública, facilitando a concretização de direitos fundamentais sociais. A partir, então, da convergência desses dois eixos temáticos, foram construídas cinco propostas de modificações normativas, envolvendo atos oriundos de todos os três Poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário) para ampliar a sinergia entre o Registro de Imóveis e a Administração Pública e, assim, conferir uma tutela mais efetiva ao meio ambiente. Essas propostas consistem em tornar obrigatórias: a averbação da reserva legal na matrícula imobiliária, prestigiando-se o princípio constitucional da vedação do retrocesso ambiental; a produção de notas fundamentadas de deferimento, em procedimentos de regularização fundiária, com o seu posterior envio ao Poder Público, em cumprimento ao princípio constitucional da publicidade; a averbação de atos de conteúdo ambiental na matrícula do imóvel, como corolário dos princípios do nível mais elevado de proteção ambiental e da concentração dos atos na matrícula imobiliária; a comunicação dos registros e averbações ambientais aos órgãos públicos diretamente interessados, prestigiando-se o princípio da eficiência administrativa; e a integração do Registro de Imóveis ao SINIMA, a fim de fortalecer a interação informacional interinstitucional. Todas essas propostas visam a aprimorar a proteção ambiental na esfera pública, por meio de uma maior aproximação e cooperação interinstitucional entre o Registro de Imóveis e a Administração Pública, contribuindo, dessa forma, para alcançar a justiça ambiental no Brasil. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.title | A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5663734871200952 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Inda, Pedro Augusto Alves de | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Panizzon, Mateus | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-03-19 |