Itens para a visualização no momento 1-7 of 7

    • Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação 

      Oliveira, Gabriel Carniel de (2022-12-12)
      A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ...
    • Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar 

      Hoffmann, Bruno Vaz (2019-06-18)
      O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ...
    • Middleware para conectividade e interoperabilidade em ecossistemas IOT 

      Hillman, Marcelo Mazzochi (2018-06-18)
      A IoT (Internet of Things - em português, Internet das Coisas) é um novo paradigma tecnológico que propõe revolucionar a computação. Há estudos oriundos de diversas áreas, como computação ubíqua, computação pervasiva e ...
    • Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio 

      Viganó, Mariana Ruaro (2019-07-18)
      O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ...
    • Objeto de aprendizagem para produção colaborativa de arte 

      Fracaro, Daiane
      Com as tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano e no contexto escolar, novas estratégias pedagógicas precisam ser pensadas para utilizar o computador como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento. ...
    • Redes neurais na classificação de imagens da membrana timpânica 

      Santos, Mauricio Koenigkam (2019-06-18)
      As otites são o principal motivo de visita aos médicos por crianças na idade pré-escolar. No mundo, acredita-se que aproximadamente 740 milhões de pessoas por ano serão afetadas por otite média aguda ou otite média crônica ...
    • Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização 

      Cichelero, Flávio
      Com o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ...