Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorRosa, Geralto Antônio da
dc.contributor.authorTubs, Mariléia Aparecida Wolff
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherSilva, Madalena Pereira da
dc.contributor.otherPaim, Marilane Maria Wolff
dc.contributor.otherSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2024-06-06T14:35:02Z
dc.date.available2024-06-06T14:35:02Z
dc.date.issued2024-06-06
dc.date.submitted2024-03-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13437
dc.descriptionA presente tese apresenta estudo realizado na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS - UCS e da Universidade do Planalto Catarinense de Lages/SC - UNIPLAC. Diante das inquietações sobre o processo de implantação do Novo Ensino Médio e quais seriam os desafios enfrentados no processo de implantação do Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública da Serra Catarinense, diante do atual cenário, e que possíveis diretrizes poderiam ser construídas a partir dessa experiência. Para compreender esse contexto, foi necessário considerar os objetivos de análise, a elaboração do caminho metodológico que guiou o estudo/pesquisa. A abordagem da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, no sentido de buscar os significados e sentidos através da vivência dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Como procedimentos técnicos, para o desenvolvimento foi utilizada a abordagem de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa contou com 22 sujeitos entre professores e gestores, sendo os instrumentos de construção de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas para os professores e entrevista semiestruturadas, para gestores. Já a análise da coleta de dados foi realizada com base nos princípios da Análise de Conteúdo. O objeto de investigação teve como campo empírico uma Escola de Educação Básica Estadual situada em um dos bairros periféricos de Lages/SC, a qual aderiu à implantação do projeto do Novo Ensino Médio como escola-piloto. Como resultado, não se tem uma conclusão ou definição imutável em relação ao objeto, o que é característica dos estudos em Educação quanto toma o princípio da dialética de que a realidade está em movimento. Chegamos a algumas constatações do processo histórico na relação com a totalidade e as especificidades do objeto em estudo. Partindo dos diálogos realizados com os autores e os sujeitos da pesquisa, podemos inferir que o processo de implantação do Novo Ensino Médio na escola não foi tranquilo, pois conhecer os documentos oficiais não garantiram a apropriação das concepções e das ações que deveriam ser desenvolvidas com os estudantes. Ficou evidente que os professores e gestores estavam procurando desenvolver suas atividades da melhor forma possível, porém não ocorria o planejamento integrado para organizar a articulação entre os Componentes Curriculares. Outra constatação refere-se à dificuldade apresentada por parte dos/as professores/as e gestores/as em compreenderem a estrutura e a materialização do currículo composto por Formação Geral Básica + Itinerários Formativos, e por não conseguirem, inclusive, visualizar a sua viabilidade nas condições reais das escolas e dos próprios docentes. Ficou evidente a necessidade da formação continuada que possibilite/oriente atuar de maneira articulada aos Componentes Curriculares e Técnicos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com um olhar para a escola, identificando as suas lacunas e necessidades. Nesse mesmo movimento, apareceu a necessidade de trabalhar com a inclusão dos estudantes com necessidades especiais, o que foi evidenciado pela carência de trabalhar com o planejamento integrado e com a formação continuada, pois, dessa forma, é possível compreender os processos de ensino e de aprendizagem dos sujeitos com deficiência, ou não, e intervir sobre eles. Importante destacar que os professores eram favoráveis à manutenção do Novo Ensino Médio, pois se trataria de investimento na Educação, o que viram de forma positiva, porque o estudante demonstra vontade de ingressar no mercado de trabalho já nessa etapa da Educação Básica, o que se constitui em uma tentativa de melhorar e de aproximar o discente do mercado de trabalho e da sociedade. Finalmente, baseada numa concepção de sociedade e de Educação, com a intencionalidade de propiciar igualdade de condições a todos, tendo como diretrizes para a proposta do Ensino Médio Emancipador outro encaminhamento, pela legislação e pela visão do adolescente e jovem do Ensino Médio. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents a study conducted in the History and Philosophy of Education Research Line, of the Interinstitutional Doctorate (DINTER) of Postgraduate Studies in Education at the University of Caxias do Sul/RS - UCS and the University of Planalto Catarinense de Lages/SC - UNIPLAC . Given the concerns about the process of implementing the New High School and what would be the challenges faced in the process of implementing the New High School in a public school in Serra Catarinense, given the current scenario, and what possible guidelines could be constructed based on of this experience. To understand this context, it was necessary to consider the analysis objectives and the elaboration of the methodological path that guided the study/research. The research approach was characterized as qualitative, in the sense of seeking meanings and meanings through the experiences of the subjects involved in the research. As technical procedures, the bibliographic and documentary research approach was used for development. The research included 22 subjects, including teachers and managers, with data construction instruments being a questionnaire with open and closed questions for teachers and semi-structured interviews for managers. Data collection analysis was carried out based on the principles of Content Analysis. The object of investigation had as its empirical field a State Basic Education School located in one of the peripheral neighborhoods of Lages/SC, which joined the implementation of the New High School project as a pilot school. As a result, there is no immutable conclusion or definition in relation to the object, which is characteristic of studies in Education when it takes the principle of dialectics that reality is in movement. We arrived at some observations of the historical process in relation to the totality and specificities of the object under study. Based on the dialogues carried out with the authors and research subjects, we can infer that the process of implementing the New Secondary Education at the school was not smooth, as knowing the official documents did not guarantee the appropriation of the concepts and actions that should be developed with the students. It was evident that teachers and managers were trying to develop their activities in the best possible way, but there was no integrated planning to organize the coordination between the Curricular Components. Another observation refers to the difficulty presented by teachers and managers in understanding the structure and materialization of the curriculum composed of Basic General Training + Training Itineraries, and because they are not even able to visualize its viability in the real conditions of schools and teachers themselves. The need for continued training that enables/guides action in an articulated manner with the Curricular and Technical Components present in the National Common Curricular Base (BNCC) became evident, with a view to the school, identifying its gaps and needs. In this same movement, the need to work with the inclusion of students with special needs appeared, which was evidenced by the lack of working with integrated planning and continued training, as, in this way, it is possible to understand the teaching and development processes. learning of subjects with disabilities, or not, and intervene on them. It is important to highlight that the teachers were in favor of maintaining the New High School, as it would be an investment in Education, which they saw positively, because the student demonstrates the desire to enter the job market already at this stage of Basic Education, which constitutes an attempt to improve and bring students closer to the job market and society. Finally, based on a conception of society and Education, with the intention of providing equal conditions for all, having as guidelines for the Emancipating High School proposal another route, through legislation and the vision of teenagers and young people in High School. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHigh school - Santa Catarina (Brazil)en
dc.subjectCommon National Curriculum Baseen
dc.subjectEducationen
dc.titleO ensino médio na Serra Catarinense diante da implementação da BNCC: (im)possibilidades e desafios no atual cenáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0605386242874388pt_BR
mtd2-br.author.lattesTUBS, M. A. W.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-06-05


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item