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A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo

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Dissertação Thaina Cristina Guedes.pdf (1.367Mb)
Data
2024-06-08
Autor
Guedes, Thainá Cristina
Orientador
Streck, Danilo Romeu
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da dimensão política na/da formação inicial de professores/as. O estudo teve como base a análise de entrevistas realizadas com os diferentes atores da Secretaria Municipal de Educação da referida cidade e da Universidade parceria, atuantes no Programa a partir do Acompanhamento Pedagógico realizado com alunos/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculados em escolas prioritárias, situadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Como objetivos específicos, buscou-se contextualizar a criação do Programa Mais Educa São Leo, sua funcionalidade e intencionalidade, como forma de compreensão e registro de suas atividades; analisar a experiência formativa que ocorre no Assessoramento Pedagógico vivenciado pelas estudantes voluntárias no Mais Educa, na perspectiva da formação permanente freireana a partir da extensão universitária; mapear a presença da dimensão política nas experiências formativas vivenciadas pelas estudantes do curso de Pedagogia entrevistadas e seus reflexos na concepção de educação concebida. A pesquisa orientou-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e das obras de Paulo Freire, autor de referência para o conceito de politicidade da educação, em diálogo com Enrique Dussel, referência para a compreensão de política. Além disso, foram consultados documentos oficiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação a respeito do Programa. Os resultados apontam que a própria criação do Programa Mais Educa São Leo dialoga com uma perspectiva política de afirmação de direitos pelo princípio da equidade, em decorrência das recorrentes descontinuidades de políticas públicas no cenário brasileiro; além de apresentar as contribuições da formação política das voluntárias a partir da inserção crítica na realidade das crianças atendidas e o diálogo amoroso estabelecido entre educadoras e educandos/as, promovendo a compreensão de seu papel interventivo no mundo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13449
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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