• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Fernando Hanig Ferreira.pdf (4.360Mb)
Produto Educacional Fernando Hanig Ferreira .pdf (4.351Mb)
Data
2024-06-12
Autor
Ferreira, Fernando Hanig
Orientador
Mesquita, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos inovadores de ensino. Uma abordagem dinâmica, que oferece novas perspectivas aos estudantes, por meio de métodos interativos, como o uso de software e de tecnologias educacionais, proporciona uma experiência de aprendizado mais envolvente, permitindo que o aluno explore conceitos de maneira prática e visual. Essas estratégias não apenas tornam o aprendizado mais acessível, mas também incentivam o aluno a se envolver ativamente com os conceitos da física, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar uma maneira mais atrativa de ensinar e aprender Física, alterando a rotina das aulas, tornando-as mais dinâmicas e modificando como os softwares são vistos por diversos professores. A pesquisa foi realizada com vinte e cinco alunos da 9ª série do Colégio Univille, em oito encontros, totalizando quatrocentos minutos. O método tradicional e o simulador foram usados para ensinar as três leis de Newton. O método de avaliação utilizado foi o qualitativo, visando avaliar o aluno em todos os aspectos cognitivos envolvidos. A ferramenta tecnológica do simulador Phet Colorado, é um recurso educacional que facilita a visualização e a compreensão dos fenômenos físicos, uma vez que, se bem planejados, trazem clareza para os conceitos. Ao analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, é notório que diversos momentos de mediação são importantes como facilitadores da interação entre o professor e o aluno. Esta interação, aliada ao uso de recursos tecnológicos no âmbito educacional, tem um papel crucial no engajamento dos estudantes e na promoção de novas perspectivas para compreender o conhecimento. O presente estudo revelou que o aperfeiçoamento do ensino de Física, foi possível devido à integração do simulador Phet, como uma ferramenta pedagógica digital, demonstrando a sua capacidade e viabilidade de ser usado de forma generalizada nas aulas de Física. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13453
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV