O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
Data
2024-06-12Autor
Ferreira, Fernando Hanig
Orientador
Mesquita, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos inovadores de ensino. Uma abordagem dinâmica, que oferece novas perspectivas aos estudantes, por meio de métodos interativos, como o uso de software e de tecnologias educacionais, proporciona uma experiência de aprendizado mais envolvente, permitindo que o aluno explore conceitos de maneira prática e visual. Essas estratégias não apenas tornam o aprendizado mais acessível, mas também incentivam o aluno a se envolver ativamente com os conceitos da física, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar uma maneira mais atrativa de ensinar e aprender Física, alterando a rotina das aulas, tornando-as mais dinâmicas e modificando como os softwares são vistos por diversos professores. A pesquisa foi realizada com vinte e cinco alunos da 9ª série do Colégio Univille, em oito encontros, totalizando quatrocentos minutos. O método tradicional e o simulador foram usados para ensinar as três leis de Newton. O método de avaliação utilizado foi o qualitativo, visando avaliar o aluno em todos os aspectos cognitivos envolvidos. A ferramenta tecnológica do simulador Phet Colorado, é um recurso educacional que facilita a visualização e a compreensão dos fenômenos físicos, uma vez que, se bem planejados, trazem clareza para os conceitos. Ao analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, é notório que diversos momentos de mediação são importantes como facilitadores da interação entre o professor e o aluno. Esta interação, aliada ao uso de recursos tecnológicos no âmbito educacional, tem um papel crucial no engajamento dos estudantes e na promoção de novas perspectivas para compreender o conhecimento. O presente estudo revelou que o aperfeiçoamento do ensino de Física, foi possível devido à integração do simulador Phet, como uma ferramenta pedagógica digital, demonstrando a sua capacidade e viabilidade de ser usado de forma generalizada nas aulas de Física. [resumo fornecido pelo autor]