Show simple item record

dc.contributor.advisorStreck, Danilo Romeu
dc.contributor.authorDickmann, Ivanio
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherRosa, Carolina Schenatto da
dc.contributor.otherRosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.otherPitano, Sandro de Castro
dc.contributor.otherAmestoy, Simone Coelho
dc.date.accessioned2024-08-06T12:39:08Z
dc.date.available2024-08-06T12:39:08Z
dc.date.issued2024-08-03
dc.date.submitted2024-04-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13619
dc.descriptionA tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular através da interpretação crítica das experiências e processos pelos quais as lideranças passam. Contou-se com subsídios e aportes das obras de Paulo Freire, com contribuições da academia sobre as experiências e processos de formação das lideranças populares e depoimentos de líderes populares sobre suas experiências e processos de formação que os levaram à liderança. Com isso, foi organizada uma síntese das experiências e processos de formação encontrados para servir como constructo da pedagogia da liderança popular. A sistematização foi apresentada através da simbologia de pontos, linhas, espiral e rede, como forma de ilustrar a proposta de como pode ser organizada uma pedagogia da liderança popular. Neste contexto as "experiências", caracteri-zam-se por vivências e eventos, intencionalmente educativos ou não, como pontos de inflexão na vida da liderança que possuem o poder de gerar impacto transformador no engajamento do líder com as causas que simpatiza. A cate-goria "processo" refere-se a momentos educativos organizados com o propósi-to de desenvolver as lideranças populares e caracterizam-se por serem condu-zidos de maneira intencional para orientar a formação das lideranças. A pes-quisa foi orientada por três princípios: o princípio cronológico (o tempo históri-co), o princípio ideológico (os ideais da libertação) e o princípio ontológico (a identidade da liderança popular). Estes elementos serviram para selecionar contribuições das teses e dissertações, para analisar os diálogos com as lide-ranças populares e para alinhar nossa síntese ao final da pesquisa. Os resul-tados indicam que a pedagogia da liderança popular é uma atividade educati-va contínua e dinâmica, caracterizada pela organização de experiências e pro-cessos em espiral que despertam e fortalecem a liderança popular na disposi-ção consciente da luta, e que pode ser potencializada em redes hiperconecta-das de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis developed in the PPGEdu-UCS, within the Research Line of History and Philosophy of Education from 2020 to 2024, explores the formation of popular leaders with the objective of systematizing the pedagogy of popular leadership through the critical interpretation of the experiences and processes undergone by these leaders. The study was supported by contributions from Paulo Freire's works, academic insights on the experiences and processes of forming popular leadership, and testimonies from popular leaders about their experiences and formative processes that led them to leadership. Consequent-ly, a synthesis of the identified experiences and formative processes was or-ganized to serve as a construct for the pedagogy of popular leadership. This systematization was presented through the symbolism of points, lines, spiral, and network to illustrate how a pedagogy of popular leadership can be orga-nized. In this context, "experiences" are characterized by life events and expe-riences, intentionally educational or not, which act as inflection points in a leader's life, capable of generating a transformative impact on the leader's en-gagement with causes they sympathize with. The category "process" refers to organized educational moments aimed at developing popular leaders, charac-terized by being intentionally conducted to guide the formation of leadership. The research was guided by three principles: the chronological principle (his-torical time), the ideological principle (the ideals of liberation), and the ontologi-cal principle (the identity of popular leadership). These elements were used to select contributions from theses and dissertations, to analyze dialogues with popular leaders, and to align our synthesis at the end of the research. The re-sults indicate that the pedagogy of popular leadership is a continuous and dy-namic educational activity, characterized by the organization of experiences and processes in a spiral that awakens and strengthens popular leadership in the conscious disposition for struggle, and that can be enhanced in hypercon-nected learning networks. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadores - Formação.pt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducatorsen
dc.titleA pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes popularespt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8928728069391152pt_BR
mtd2-br.author.lattesDICKMANN, I.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-08-02


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record