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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorRoncarelli, Isadora Alves
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherRosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.otherLoureiro, Teresa Margarida
dc.contributor.otherHenz, Celso Ilgo
dc.contributor.otherGuilherme, Alexandre Anselmo
dc.date.accessioned2024-08-15T19:09:01Z
dc.date.available2024-08-15T19:09:01Z
dc.date.issued2024-08-09
dc.date.submitted2024-07-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13654
dc.descriptionA presente tese, abrigada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, Grupo de Pesquisa OBSERVA, tem como objeto de estudo a docência em movimento na pandemia da Covid-19, e desenvolveu-se a partir da análise de documentos e da escuta de professores(as) atuantes na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul -RS. O objetivo geral projetou analisar de que modo a pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais contribuíram para a adoção de novas práticas pedagógicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS, entre os anos de 2020 e 2021, considerando a perspectiva da docência em movimento, da adoção do Ensino Remoto Emergencial e o retorno escalonado à presencialidade. O referencial teórico utilizado teve como base, principalmente, as contribuições de Freire (1983, 2000, 2015, 2017, 2021), Elias (1994), Nóvoa (2009, 2021, 2022) e Santos (2020, 2021), para discutir a docência, a sociedade e a educação na pandemia. O método de pesquisa ancorou-se, essencialmente, na Sociologia do Cotidiano tematizada por Pais (2015), perpassando a análise documental de Bacellar (2010), um questionário de pesquisa, bem como a escuta de docentes por meio de Grupos de Discussão e Depoimentos, com base em Weller (2006), os quais geraram narrativas a respeito da dimensão do percebido pelos(as) professores(as) durante a pandemia. As narrativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Dos dados construídos no corpus empírico, emergiram quatro categorias que destacam aspectos vivenciados pelos(as) docentes no período pandêmico, evidenciando os movimentos da docência que foram influenciados por aspectos profissionais, além das vivências pessoais, de saúde e familiares que se entrelaçaram com a docência em um período de Ensino Remoto. Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que a docência em movimento se mostra presente no cotidiano da pandemia e articula questões macrossociológicas da educação, no contexto de país, estado e município, além de questões microssociológicas, vividas no íntimo de cada fazer docente de professores(as) atuantes no contexto pandêmico. Estes movimentos (re)direcionam os possíveis futuros da educação, evocando práticas e organizações para a docência e para as escolas em sua individualidade e em sua constituição coletiva, reforçando a importância da minimização das desigualdades e do fortalecimento das escolas públicas para que em futuras (possíveis) pandemias, a organização das instituições educativas públicas, no atendimento aos estudantes, possa ser aprimorada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe following thesis was conducted by the OBSERVA Research Group in the History and Philosophy of Education line of research of the Universidade de Caxias do Sul Postgraduate Program on Education. It aims to study the teaching practices adopted during the COVID-19 pandemic and was carried out through documentation analysis and interviews with acting teachers in Caxias do Sul?s municipal school system. Our main goal was to analyze how the COVID-19 pandemic and the suspension of face-to-face classes contributed to the adoption of new pedagogical practices at schools in Caxias do Sul?s municipal school system during 2020 and 2021, considering a transient perspective in teaching, the adoption of emergency remote learning, and the gradual return to on-site classes. The theoretical framework used in this research is the writings of Freire (1983, 2000, 2015, 2017, 2021), Elias (1994), Nóvoa (2009, 2021, 2022), and Santos (2020, 2021), used to discuss teaching, society, and education during a pandemic. Our methodology is anchored in Pais? (2015) Sociology of Everyday Life, traversed by Bacellar?s (2010) literature analysis, as well as the use of a research questionnaire and the listening of teachers during Discussion & Testimony Groups based on Weller (2006), which generated narratives regarding the dimensions that the COVID-19 pandemic took in the eyes of the teachers. These narratives were analyzed via the Discursive Textual Analysis, as proposed by Moraes and Galiazzi (2011). Four categories emerged from the data which built our empiric corpus and emphasized the aspects lived by the teachers during the pandemic, highlighting the teaching movements that were influenced by professional aspects as well as their personal experiences, health, and family struggles which have intertwined with the teaching practice during remote learning. The results of our research allow us to conclude that transient teaching is present in everyday life during the pandemic and articulates education?s macro-sociological issues in the national, state, and municipal spheres, as well as micro-sociological aspects that are lived in the individual teaching style of every educator who was active during the pandemic. These movements (re)direct the possible future(s) of education, evoking procedures and arrangements for the teaching practice in general and all schools (either individually or as a collective constitution). This corroborates the importance of minimizing inequalities and strengthening public schools so that in (possible) future pandemics, public teaching institutions can better manage their resources and provide a better service to students. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectElementary school - Caxias do Sul (Brazil)en
dc.subjectCOVID-19en
dc.subjectPandemicsen
dc.titleO cotidiano da escola na pandemia da covid-19: uma docência em movimento pela voz dos professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4027103673256615pt_BR
mtd2-br.author.lattesRoncarelli, Isadora Alvespt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-08-08


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