Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorRech, Adir Ubaldo
dc.contributor.authorComin, Nivaldo
dc.contributor.otherVanin, Fabio Scopel
dc.contributor.otherReato, Talissa Truccolo
dc.contributor.otherHermany, Ricardo
dc.contributor.otherReis, Jorge Renato dos
dc.date.accessioned2024-08-16T19:33:16Z
dc.date.available2024-08-16T19:33:16Z
dc.date.issued2024-08-15
dc.date.submitted2024-06-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13669
dc.descriptionAs cidades exigem atenção especial do gestor público, assim como da própria sociedade, uma vez que nas últimas décadas tornaram-se espaços de convivência da maioria da população brasileira. Essa realidade faz com que as cidades tenham que ser repensadas, principalmente no que diz respeito à política urbana expressa no artigo 182 da Constituição Federal, de modo a assegurar efetividade ao direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado expresso no artigo 225 do mesmo diploma. Embora nosso país somente tenha pensado em legislar sobre política urbana tardiamente, vez que uma das primeiras legislações sobre o tema, a Lei de Parcelamento do Solo, é de 1979, quando as cidades já contavam com 66% do total de habitantes, ainda temos caminhos possíveis e soluções necessárias que podem ser construídas e têm grande probabilidade de auxiliar no asseguramento desse importante direito fundamental à população que vive nas cidades. Por isso, a presente tese busca justamente uma solução possível, que permite auxiliar no disciplinamento legal dos espaços verdes urbanos, amparada em referencial teórico que demonstra que estes podem ser verdadeiros instrumentos a garantir que as cidades sejam, de fato, espaços que permitam às suas populações contato com a natureza e seus benefícios. O plano diretor é sem dúvidas um instrumento de garantia e efetividade quanto a previsão, dimensionamento e distribuição de espaços verdes públicos ou privados, sendo indicado para tratar da matéria em várias leis infraconstitucionais. Portanto, esta tese passa por três etapas, sendo a primeira uma pesquisa que permite evidenciar que cada cidade levante o estado do meio ambiente de que cada uma dispõe, facilitando que se afastem falsos espaços que não cumprem suas funções, mediante intervenção do poder público, para serem transformados em espaços verdes. Em segundo momento, a partir da densidade demográfica, peculiaridades climáticas e geográficas, dentre outros fatores de cada cidade, será indicado o índice de espaços verdes necessários, já que o assunto exige solução caso a caso, para depois, servir de base na construção do plano municipal de espaços verdes e permeáveis, que com aplicação da fórmula elencada, permitirá verificar o estado da arte, quanto aos espaços verdes e permeáveis existentes, bem como os espaços verdes que faltam e precisam de um cuidado do poder público e da própria sociedade com medidas para asseguramento todos. Por fim, partindo da premissa de um plano diretor eficaz, com o estabelecimento das diretrizes que a cidade pretende atingir e cumprir, no que diz respeito a quantidade de espaços verdes, bem como no estabelecimento de zonas verdes no interior do espaço urbano que, identificadas como de interesse público, permitirão uma melhor solução do problema, desvelando-se uma nova política capaz de transformar as cidades em locais mais aprazíveis e seguros, garantindo às suas populações o meio ambiente ecologicamente equilibrado, da forma mais eficiente, através destes locais que priorizam os elementos naturais e suas funções. Ao longo da tese utilizou-se a metodologia dedutiva monográfica, a partir da técnica de pesquisa de revisão bibliográfica, incluindo-se doutrinas e artigos que tratam do assunto, de modo a compreender o tema que foi discutido, bem como da legislação vigente e revogada, que acabou por estabelecer precedentes históricos sobre a matéria abordada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractLe città richiedono un'attenzione particolare da parte dei manager pubblici, così come da parte della società stessa, poiché negli ultimi decenni sono diventate spazi di vita per la maggioranza della popolazione brasiliana. Questa realtà implica che le città debbano essere ripensate, soprattutto per quanto riguarda la politica urbana espressa nell?articolo 182 della Costituzione federale, per garantire l?effettività del diritto fondamentale ad un ambiente ecologicamente equilibrato espresso nell?articolo 225. Anche se il nostro Paese ha pensato solo a legiferando in materia di politica urbana tardi, considerato che la Legge sulla lottizzazione risale al 1979, poco più di quarantacinque anni fa, essendo uno dei primi atti legislativi ad occuparsi della materia, quando la popolazione urbana, all?epoca, rappresentavano già il 66% del totale, abbiamo ancora percorsi possibili e soluzioni necessarie da costruire e che hanno un'alta probabilità di contribuire a garantire questo importante diritto fondamentale per le persone che vivono nelle città. Pertanto, questa tesi cerca proprio una possibile soluzione che consenta di contribuire alla disciplina giuridica degli spazi verdi urbani, che, secondo i riferimenti teorici, possono essere veri strumenti per garantire che le città siano, di fatto, spazi che consentono alle loro popolazioni di avere contatto con la natura e i suoi benefici. Il piano regolatore costituisce indubbiamente uno strumento di garanzia ed efficacia circa la previsione, il dimensionamento e la distribuzione degli spazi verdi pubblici o privati, ed è indicato ad affrontare la materia in numerose leggi infracostituzionali. Pertanto, questa tesi attraversa tre fasi, la prima è una ricerca che consente a ciascuna città di dimostrare lo stato dell'ambiente in cui si trova ciascuna città, facilitando la rimozione dei falsi spazi che non adempiono alle loro funzioni, attraverso l'intervento delle autorità pubbliche, per essere trasformati in spazi verdi. In secondo luogo, in base alla densità demografica, alle peculiarità climatiche e geografiche, tra gli altri fattori di ciascuna città, verrà indicato l'indice degli spazi verdi necessari, poiché la questione richiede una soluzione caso per caso, che servirà poi come base per la costruzione del Piano comunale del verde e permeabili, che, con l'applicazione della formula elencata, consentirà di verificare lo stato dell'arte, per quanto riguarda gli spazi verdi e permeabili esistenti, nonché gli spazi verdi mancanti e bisognosi di cure da parte le autorità pubbliche e la società stessa con misure volte a garantire tutti. Partendo, infine, dal presupposto di un efficace masterplan, con la definizione delle linee guida che la città intende realizzare e rispettare, per quanto riguarda la quantità degli spazi verdi, nonché la costituzione di aree verdi all'interno dello spazio urbano che , individuate come di interesse pubblico, consentiranno una migliore soluzione del problema, inaugurando una nuova politica capace di trasformare le città in luoghi più piacevoli e sicuri, garantendo alle loro popolazioni l'ambiente ecologicamente equilibrato previsto dall'articolo 225 della Costituzione federale, nella forma più efficiente, attraverso questi luoghi che danno priorità agli elementi naturali, così come alle loro funzioni. Nel corso della tesi è stata utilizzata la metodologia deduttiva monografica, basata sulla tecnica della ricerca e della revisione bibliografica, comprendendo dottrine e articoli che trattano l'argomento, al fine di comprendere l'argomento trattato, nonché la normativa vigente e revocata, che finì per stabilire precedenti storici sulla materia trattata. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoitpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUrbanização - Legislaçãopt_BR
dc.subjectDireito ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica urbanapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectUrbanization - Legislationpt_BR
dc.subjectEnvironmental lawpt_BR
dc.subjectUrban policypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.titleEspaços verdes imprescindíveis para cidades ecologicamente equilibradas : planejamento efetivo e soluções jurídicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2106527271778041pt_BR
mtd2-br.author.lattesComin, N.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Direitopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-08-14


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item