Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares
Zusammenfassung
Esta tese tem como objetivo o estudo da história dos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, observando como ocorreu o processo de abertura e de organização destes espaços no meio rural, narrando aspectos das culturas escolares produzidas nestas instituições de ensino. O recorte temporal adotado inicia-se em 1943, a partir da inauguração das sete instituições de ensino abordadas na pesquisa sob a prerrogativa da Cruzada Nacional de Educação, e finaliza em 1951, com o Decreto Municipal nº 99, que estabelecia as diretrizes para a educação no município, resultando em um processo de urbanização dos grupos escolares municipais. O aporte teórico se fundamenta na História Cultural, na perspectiva das Culturas Escolares e da História das Instituições Escolares. Metodologicamente, esta pesquisa é amparada pela análise histórica documental, utilizando como fontes documentos produzidos para os grupos escolares (leis, decretos, atos, Boletins do CPOE, Revista do Ensino, Jornal Despertar, Programas Escolares), sobre os grupos escolares (jornais e periódicos, álbuns fotográficos e fotografias avulsas) e pelos grupos escolares (atas de exames finais, livros de registro de frequência, registro do corpo docente, transcrições de entrevista de professoras, entre outros). Como categorias de análise, privilegiou-se a investigação dos saberes escolares, materializados no Programa Escolar; dos sujeitos, em particular as professoras; das práticas e dos ritos envolvidos nas comemorações e programações da Semana da Pátria e da Hora Cívica; da ginástica, dos jogos e das dramatizações que se consolidaram como componentes das práticas pedagógicas; das instituições auxiliares da escola; das materialidades e do espaço escolar, que adquiriram funções distintas na constituição de uma cultura material escolar compartilhada. Os grupos escolares municipais, criados a partir da Cruzada Nacional de Educação, desempenharam um papel significativo na promoção das práticas nacionalistas, emergindo como espaços importantes para a disseminação de valores, símbolos e da língua nacional nas áreas de núcleos coloniais, contribuindo para a construção de uma identidade nacional que se incorporava com aspectos do cotidiano rural. Nesse sentido, a elevação das escolas isoladas à categoria de grupos escolares municipais foi uma estratégia da Prefeitura para inserir dispositivos de vigilância e controle nas comunidades rurais com influência da imigração italiana e, apesar de representarem o processo de interiorização dos grupos escolares no meio rural do município, os grupos escolares municipais mantiveram-se entre a realidade dos grupos escolares estaduais e as escolas isoladas. Portanto, a tese que defendo é de que os grupos escolares municipais foram alternativas de escolarização que, apesar de aspirar aos ideais das escolas seriadas, ainda apresentavam muitas semelhanças com as escolas isoladas, compartilhando a ruralidade como uma característica que influenciou sujeitos, práticas, representações, materialidades e tempos, moldando o cotidiano e as culturas escolares. Os grupos escolares municipais adquiriram uma função não apenas de escolarizar os sujeitos, disciplinando os corpos e as emoções, mas também de valorizar o trabalho do homem do campo, propondo conhecimentos mais técnicos e científicos para fortalecer a importância das atividades agrícolas para o município. Nesse sentido, destaco a ação das comunidades rurais para a manutenção destes espaços e como suporte ao processo de escolarização e de ensino. [resumo fornecido pelo autor]
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