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A percepção das famílias acerca da inclusão escolar de seus filhos com altas habilidades/superdotação

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Dissertação Rafaela Camila Rigon.pdf (1.155Mb)
Data
2024-09-25
Autor
Rigon, Rafaela Camila
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação está vinculada à linha Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e investiga a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a partir da perspectiva das famílias. A pesquisa tem o objetivo de compreender como as famílias dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação percebem e se reorganizam para a inclusão escolar de seus filhos. A compreensão de AH/SD é tomada a partir de Renzulli (1998; 2004; 2014; 2021) com a Teoria Dos Três Anéis e do reconhecimento das capacidades humanas, considerando o contexto familiar, a escola e os demais espaços sociais. A discussão sobre in/exclusão presente no processo escolar é realizada a partir de Lopes, Hattage e Lockmann (2012) e Lopes (2011; 2007; 2013). Gallo (2009; 2016; 2019; 2021) auxiliou nas discussões sobre diferença e inclusão. Este é estudo qualitativo e exploratório, contou com entrevistas semi-estruturadas para a construção dos dados. Participaram 8 mães que relataram suas experiências no processo de identificação e escolarização de seus filhos. As narrativas foram analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2021), emergindo duas categorias: "É tão legal tu falar isso com pessoas que te entendem" e "Antes da identificação era feliz". Os resultados evidenciam a solidão das mães no percurso com seus filhos e os movimentos de in/exclusão dos alunos na escola. Conclui-se que o acolhimento é essencial para que a criança se sinta inserida no processo de aprendizagem e no meio escolar, sendo que os mitos e falta de conhecimento sobre a temática dificultam o processo de identificação e a socialização. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13840
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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