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dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorDill, Michele Amaral
dc.contributor.otherRech, Adir Ubaldo
dc.contributor.otherStedile, Nilva Lúcia Rech
dc.contributor.otherSparemberger, Raquel Fabiana Lopes
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherLamim-Guedes Júnior, Valdir
dc.date.accessioned2024-10-03T19:29:25Z
dc.date.available2024-10-03T19:29:25Z
dc.date.issued2024-10-02
dc.date.submitted2024-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13850
dc.descriptionEsta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu), nível Doutorado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pertencente à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e tem como tema as práticas pedagógicas no curso de Direito da referida universidade. Esse curso foi criado em Caxias do Sul, em 1959; e, em 1967, foi incorporado à fundação da UCS, o que lhe confere 65 anos de tradição em ensino jurídico. Inicialmente, o corpo docente era formado por operadores do Direito, com expertise, notadamente, em prática jurídica, mas sem formação didático-pedagógica. Ou seja, as práticas utilizadas para o ensino do Direito eram, predominantemente, aulas expositivas e que repetiam modelos pedagógicos antigos. Diante desse cenário, em 1992, a UCS institucionalizou o Programa de Qualificação Pedagógica de seus professores (Resolução nº 004/92, do Conselho Universitário (Consuni)), antecipando alterações epistemológicas, metodológicas e curriculares para o ensino superior contempladas, por exemplo, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, e pelo Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB), em 1994, este especificamente para o curso de Direito. Diante disso, parte-se, nesta pesquisa, da seguinte questão norteadora: quais as práticas pedagógicas permaneceram e quais foram alteradas no curso de graduação em Direito da UCS, entre os anos de 1992 a 2004, face às mudanças legislativo-curriculares e à política institucional para formação docente? Como objetivo, tem-se: compreender os movimentos das práticas pedagógicas no curso de Direito da UCS, para identificar quais práticas pedagógicas foram alteradas e quais permaneceram no tempo, à luz das modificações legais e das variações dos currículos (1992-2004). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a História Cultural como perspectiva teórica. Como principais teóricos, cita-se Chartier (2002), Tardif (2014), Nóvoa (1995). A pesquisa foi construída com base em fontes históricas oral, por meio da realização de entrevistas estruturadas que ancoraram a investigação; e documental, através da coleta de informações, sobretudo, no acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS e em outros setores da Instituição, como na Coordenadoria de Regulação Acadêmica (CRAC), para o enriquecimento das verbalizações dos sujeitos entrevistados. Para a organização, exame e interpretação das informações obtidas nas entrevistas, optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007), a qual foi realizada em seis etapas sucessivas: transcrição literal, leitura compreensiva, unitarização, categorização, mineração e produção de sentidos. Com base nos resultados da análise, emergiu que, no período de 1992 a 2004, havia o predomínio de aulas expositivas em decorrência da epistemologia docente, em que as práticas pedagógicas estavam centradas no professor, o qual era um transmissor de informações, enquanto o aluno um mero receptor, o que representa a verticalidade na relação entre docentes e discentes, corroborando o esquema tradicional de ensino baseado na imposição de conteúdos de cima para baixo e de fora para dentro. No que se refere às alternâncias das práticas pedagógicas, percebeu-se a importância do investimento institucional em qualificação dos professores, viabilizando, além de titulação acadêmica, uma reflexão crítica sobre o ato de ensinar associada ao desenvolvimento de práticas pedagógicas. Com isso, observou-se um movimento no sentido das aulas que, embora ainda sejam expositivas, o professor tem um papel menos centralizador, e o aluno passou a ter um papel mais ativo e participativo, por meio de práticas, como a análise jurídica de filmes, júris simulados, resolução de situações-problema, orientação para leitura crítica, entre outras. Perifericamente ao problema de pesquisa, identificou-se, com a nuvem de palavras das entrevistas, uma cultura docente masculina, pois a palavra "professor" (substantivo masculino) apareceu com mais frequência nas verbalizações do que "práticas pedagógicas", apesar de a maioria dos sujeitos da pesquisa serem mulheres. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is linked to the Stricto Sensu Post-Graduate Program in Education (PPGEdu), on a Doctorate degree level, at the University of Caxias do Sul (UCS), belonging to the research line of History and Philosophy of Education and has as its subject the pedagogical practices in the Law course of the aforementioned university. This course was created in Caxias do Sul, in 1959; and, in 1967, it was incorporated to UCS foundation, which grants it 65 years of tradition in legal teaching. At first, teaching staff was formed by Law operators, with expertise, notably, in legal practices, but without didactic-pedagogical education. That is, practices used to teach Law were, predominantly, expository classes that used to repeat outdated pedagogical models. Given this scenario, in 1992, UCS institutionalized the Pedagogic Educational Program of its professors (Resolution number 004/92, from University Council (Consuni)), anticipating epistemological, methodological and curricular alterations concerning higher education contemplated, for instance, by the Law of Guidelines and Basis of National Education (LDB), in 1996, and by the Legal Practice Statute and the Brazilian Order of Lawyers (EAOAB), in 1994, this one specifically for the Law course. Given that, this research had its start from the following guiding question: which pedagogical practices have remained and which have been altered in the graduation course of Law at UCS, between the years of 1992 and 2004, in the face of the legislative-curricular changes and the institutional policy for teaching formation? The objective is to: comprehend the movements of the pedagogical practices in the Law course at UCS, to identify which pedagogical practices have been altered and which have remained throughout time, in the light of legal modifications and the variations of the syllabuses (1992-2004). It concerns a qualitative research, using Cultural History as a theoretical perspective. As the main theorists, are named Chartier (2002), Tardif (2014) and Nóvoa (1995). The research has been built based on oral historical sources, through the realization of structured interviews that have anchored the investigation; and documental, through the collection of information, mainly, in the collection of the History and Culture Institute (IMHC) at UCS and in other departments of the Institution, such as the Coordination of Academic Regulation (CRAC), for the enrichment in verbalizations of the interviewed subjects. For the organization, exam and interpretation of the obtained information after the interviews, it has been chosen the Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi (2007), which has been performed in six successive stages: literal transcription, comprehensive reading, unitarization, categorization, mining and production of meanings. Based on the results of the analysis, it has emerged that, in the period between 1992 and 2004, there has been the predominance of expositive classes due to teaching epistemology, in which the pedagogical practices had been centered in the professor, who had been a transmitter of information, whilst the student being a mere receptor, representing the verticality in the relation between professors and students, corroborating the traditional scheme of teaching based on the imposition of contents from top to bottom and from the outside to the inside. Regarding the alternance of the pedagogical practices, it has been concluded the importance of the institutional investment in qualification of the professors, enabling, besides the academic title, a critical reflection over the act of teaching associated to the development of pedagogical practices. Thus, it has been observed a movement concerning the classes in which, despite being still expositive, the professor has a less centralizing role, and the students have started to demonstrate a more active role, through practices, such as the legal analysis of films, simulated juries, resolution of problem-situations, critical reading orientation, among others. Peripherally to the research problem, it has been identified, from the word cloud of the interviews, a masculine teaching culture, once the word "professor" (masculine noun) has appeared more often in the verbalizations than "pedagogical practices", regardless the majority of subjects in the interview to be composed by women. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.subjectLaw - Study and teaching (Higher)en
dc.subjectEducation - Curriculaen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducation - Historyen
dc.subjectUniversity of Caxias do Sulen
dc.titlePráticas pedagógicas no curso de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 1992 a 2004pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6765370470263055pt_BR
mtd2-br.author.lattesDILL, M.Apt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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