Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorOliveira, Anny Gabrielly Peixoto de
dc.contributor.otherOliveira, Aline Passuelo de
dc.contributor.otherSteiner, Vera Lúcia
dc.contributor.otherDurá-Lizá, Mercedes
dc.date.accessioned2024-10-16T15:03:27Z
dc.date.available2024-10-16T15:03:27Z
dc.date.issued2024-10-14
dc.date.submitted2024-09-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13882
dc.descriptionEventos são um grande motivador de deslocamentos de pessoas, o que se potencializa quando se trata de um evento de larga escala. É o que se percebe, especialmente, na área artístico-cultural, na contemporaneidade, responsável pela desterritorialização de grande contingente de turistas e pelo surgimento de singulares ecossistemas turísticocomunicacionais-subjetivos. Tendo isso em vista, o objetivo geral desta pesquisa é cartografar elementos dos ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, gerados pela turnê mundial The Eras Tour, da cantora Taylor Swift, no Brasil. Para atingi-lo, temse os objetivos específicos: conceituar o ecossistema turístico-comunicacional-subjetivo; apresentar a cartografia do The Eras Tour da cantora Taylor Swift no Brasil; e realizar 'com-versações' com fãs da cantora sobre suas experiências no show e interação com outros fãs. Os caminhos metodológicos traçados orientam-se pela Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, processuais em termos de dinâmicas de ação investigativa, e plurimetodológicas em termos de procedimentos. Essas estratégicas consideram a subjetividade do pesquisador, com os saberes da teoria e experiências vividas. A pesquisa foi realizada considerando a lógica ecossistêmica e desteritorializante, gerada pela situação em que um contingente de pessoas, com sentimentos parecidos, decide se deslocar, em busca da singularidade e encantamento da experiência em evento. O título da turnê nos convida a refletir sobre o que significa dizer, na contemporaneidade, The Eras Tour, e quais os sinalizadores dessa era do turismo, ressignificando o que, historicamente, foi chamado de Grand Tour. A pesquisa analisou o processo de preparação da viagem, com os elementos que compõem o grupo de fãs da cantora, e em como o processo da viagem começa muito antes de seu planejamento. Além disso, há o levantamento de relatos do evento e pós-evento, que discutem problemas de organização e como a repercussão negativa pode afetar a localidade receptora. A formação desse ecossistema resulta da motivação do deslocamento para o Rio de Janeiro ou São Paulo, pelo evento. Para isso, foi verificada a identificação com a cantora e com suas músicas. Já a respeito da cartografia, utilizada no sentido psicossocial, foi feito um levantamento do que se tratava a turnê e como era feita, mostrando seus conceitos e características, tanto do show quanto dos que se deslocam para experiência do evento com os meios de transporte, hospedagem e vestimentas características. Nas 'com-versações', foi percebido que, apesar de ser um megaevento, a empresa que o realizava não estava preparada para situações adversas, sendo relatada a falta de preparo e organização com problemas que poderiam ter sido evitados ou minimizados. De forma geral, essa discussão de ecossistemas turísticos se justifica nessa trama de conexões de universos existenciais, que são desencadeadas desde e o momento cada pessoa conheceu a cantora, em que resolveu fazer a viagem em si, seu retorno posterior, mostrando-se também forte na continuidade de vínculo por meios das lembranças feitas do evento. A geração desses ecossistemas constitui-se um elemento de potencialização do Turismo contemporâneo e de vislumbres de necessidades de amadurecimento nos processos e dinâmicas de produção. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEvents are a great motivator for people to travel, which is enhanced when it is a largescale event. This is what can be seen, especially in the artistic-cultural area, in contemporary times, responsible for the deterritorialization of a large contingent of tourists and the emergence of unique tourist-communicational-subjective ecosystems. With this in mind, the general objective of this research is to map elements of the touristcommunicational-subjective ecosystems, generated by the world tour The Eras Tour, by singer Taylor Swift, in Brazil. To achieve this, there are specific objectives: conceptualizing the tourist-communicational-subjective ecosystem; present the cartography of singer Taylor Swift?s The Eras Tour in Brazil; and carry out 'comversations' with the singer's fans about their experiences at the show and interaction with other fans. The methodological paths outlined are guided by the Cartography of Knowledge and Rhizomatic Matrices, procedural in terms of dynamics of investigative action, and multi-methodological in terms of procedures. These strategies consider the researcher's subjectivity, with the knowledge of theory and lived experiences. The research was carried out considering the ecosystemic and deterritorializing logic, generated by the situation in which a contingent of people, with similar feelings, decide to move, in search of the uniqueness and enchantment of the event experience. The title of the tour invites us to reflect on what it means to say, in contemporary times, The Eras Tour, and what are the signs of this era of tourism, giving new meaning to what, historically, was called the Grand Tour. The research analyzed the process of preparing the trip, with the elements that make up the singer's group of fans, and how the trip process begins long before its planning. In addition, there is a survey of event and post-event reports, which discuss organizational problems and how the negative repercussions can affect the receiving location. The formation of this ecosystem results from the motivation to travel to Rio de Janeiro or São Paulo, for the event. To do this, identification with the singer and her songs was verified. Regarding cartography, used in a psychosocial sense, a survey was made of what the tour was about and how it was done, showing its concepts and characteristics, both of the show and of those who travel to experience the event using means of transport, accommodation and characteristic clothing. In the 'com-versations', it was noticed that, despite being a mega event, the company that held it was not prepared for adverse situations, with a lack of preparation and organization being reported with problems that could have been avoided or minimized. In general, this discussion of tourist ecosystems is justified in this web of connections between existential universes, which are triggered from the moment each person met the singer, in which they decided to make the trip itself, their subsequent return, also showing themselves to be strong in the continuity of the bond through memories made of the event. The generation of these ecosystems constitutes an element of enhancing contemporary Tourism and providing insights into the needs for maturity in production processes and dynamics. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectEventos musicaispt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectHeritage tourismen
dc.subjectMusical eventsen
dc.subjectBiotic communitiesen
dc.subjectCartographyen
dc.titleThe Eras Tour : ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, gerados pela turnê da cantora Taylor Swift, no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9904420994652908pt_BR
mtd2-br.author.lattesOLIVEIRA, A. G. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-10-12


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem