Mostrar el registro sencillo del ítem
Influência dos diferentes métodos de ensino nos conhecimentos táticos no futebol.
dc.contributor.advisor | Busin, Diego | |
dc.contributor.author | Ferreira, Jordano Camatti | |
dc.contributor.other | Silva, Mauro Amancio | |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T19:08:28Z | |
dc.date.available | 2024-10-22T19:08:28Z | |
dc.date.issued | 2024-09-03 | |
dc.date.submitted | 2021-12-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13891 | |
dc.description | Introdução: O futebol possui características que tornam o ambiente do jogo imprevisível, pois uma equipe não sabe exatamente o que a outra irá fazer, fazendo com que, os jogadores executem determinado comportamento tático para resolver os problemas encontrados durante o jogo. Sendo assim, é importante avaliar os conhecimentos táticos no futebol, bem como os métodos de ensino no processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento da modalidade. Objetivos: O objetivo desta revisão é apresentar resultados relevantes sobre os diferentes métodos de ensino e as suas influências nos diferentes conhecimentos táticos no futebol. Métodos: Uma busca sistemática da literatura foi conduzida apenas pelo autor de forma independente, usando as bases de dados Scielo e Google Scholar. Os critérios de elegibilidade foram os que avaliaram a influência dos diferentes métodos de ensino nos conhecimentos táticos em atletas de futebol, de diferentes escalões. Os estudos incluídos deveriam avaliar os conhecimentos táticos do futebol, comparar os diferentes métodos de ensino em atletas de futebol e serem publicados em 2010, até o presente momento da pesquisa. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 4 estudos relevantes para posterior análise. Diante disso, os estudos analisados demonstraram que o treinamento pode causar uma influência sobre o conhecimento tático dos jogadores de futebol, em diferentes escalões de formação. Além disso, uma proposta de uma intervenção organizada e sistematizada com os princípios táticos do jogo de futebol, possibilitam melhorias do índice de performance tática dos jogadores. Conclusão: Há uma necessidade de entendimento, para os profissionais que atuam no futebol, sobre os diferentes tipos de conhecimento que a modalidade possui, podendo ser estruturado por meio de um processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Football has characteristics that make the game environment unpredictable, because one team does not know exactly what the other will do, where players perform certain tactical behavior to solve the problems encountered during the game. Therefore, it is important to assess tactical knowledge in football, as well as teaching methods in the Teaching-Learning-Training process of the sport. Objectives: The aim of this review is to present relevant results about the different teaching methods and their influence on different tactical knowledge in football. Methods: A systematic literature search was conducted by the author alone independently, using the Scielo and Google Scholar databases. Eligibility criteria were those that assessed the influence of different teaching methods on tactical knowledge in soccer athletes from different levels. The included studies should assess the tactical knowledge of soccer, compare the different teaching methods in soccer athletes and published in 2010 until the present moment of the research. Results: After applying the inclusion criteria, 4 relevant studies were selected for further analysis. Therefore, the studies analyzed showed that training can influence the tactical knowledge of soccer players, in different levels of training. In addition, a proposal for an organized and systematized intervention with the tactical principles of the soccer game allows for improvements in the players' tactical performance index. Conclusion: There is a need for understanding, for professionals who work in soccer, about the different types of knowledge that the sport has, which can be structured through a Teaching-Learning-Training process. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Futebol - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | Influência dos diferentes métodos de ensino nos conhecimentos táticos no futebol. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |