Lercom e escrevercom o educador F. D.: delyneando circunstâncias
Visualizar/ Abrir
Data
2024-10-24Autor
Rampon, Camille Luzia Grizon
Orientador
Matos, Sônia Regina da Luz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa insere-se na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação e está vinculada ao grupo de estudos da Pedagogia da Diferença. A cartografia acontece pelo método lerCOM e escreverCOM (SILVA et al., 2017) F.D. e o livro Os Vagabundos Eficazes, operários, artistas, revolucionários: educadores (DELIGNY, 2018). A leituraCOM e a escritaCOM produzem mapas, forjam encontros e montagens ao longo da pesquisa. Os blocos que compõem o texto expressam os movimentos realizados por meio dos objetivos específicos, que são: (I) Forjando o encontro com alguns elementos biográficos de Deligny com a temática de pesquisa. Neste primeiro movimento e objetivo acontece o encontro com o território de pesquisa, apresentando a temática, ao mesmo tempo, em que se aproxima do método e do problema de pesquisa. (II) Delyneando as tentativas de Deligny, marcando a primeira tentativa-Deligny. Aqui, marcam-se os delyneamentos produzidos pelas três tentativas de Deligny, mostrando uma leitura que escreve pelo encontro com F.D. (III e IV) Lendo e escrevendo com o livro Os Vagabundos Eficazes, operários, artistas, revolucionários: educadores (DELIGNY, 2018), a pesquisa extrai o vestígio de um educador. Um educador é um possibilitador de circunstâncias. As circunstâncias da vida. Eterno escritor, meio que zombando daqueles que procuram por formulinhas, Deligny nos deixa pistas. [resumo fornecido pelo autor]