Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.authorCarvalho, Adão
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherKuiava, Evaldo Antonio
dc.date.accessioned2024-10-31T14:23:10Z
dc.date.available2024-10-31T14:23:10Z
dc.date.issued2024-10-30
dc.date.submitted2024-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13930
dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo investigar a Classe Hospitalar e o Acolhimento a partir de Levinas, a construção argumentativa privilegia a prática educativa, que se apresenta como estruturante na possibilidade da humanização aos diferentes educandos da classe hospitalar. A classe hospitalar que se apresenta como atendimento educacional viabiliza a implementação da prática educativa na perspectiva de alteridade a partir de Emmanuel Levinas, aos diferentes educandos da educação básica, regularmente matriculados. Para tanto, realiza-se o diálogo da atenção integral com a alteridade levinasiana. A aproximação com Levinas estabelece as possibilidades da viabilidade da constituição da humanidade aos diferentes educandos na classe hospitalar. O objetivo da pesquisa foi compreender o alcance formativo da subjetividade e do acolhimento levinasiano para as práticas educativas em contexto da classe hospitalar. O alcance formativo na prática educativa no contexto da classe hospitalar possibilita o reconhecimento do educando que se mostra unicidade irredutível. A viabilidade da implementação da prática educativa parte da percepção das necessidades na direção da constituição a humanidade. Tendo em vista esta proposta, realizamos análise documental da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), da Lei nº 8.080/1990 (Lei do Sistema Único de Saúde), concomitantemente, com a Política Nacional de Humanização-PNH, com redação atualizada em2010 e a Classe Hospitalar (Resolução nº 02/2002). Realizada a análise documental, estabelece-se a interlocução da legislação da saúde e da educação, intencionando a viabilidade da prática educativa. Nesta direção, realiza-se a aproximação com Emmanuel Levinas e os autores auxiliares, quais sejam, André Brayner de Farias, Jacques Derrida, Ricardo de Souza Tim e Vanderlei Carbonara, possibilitando-se a compreensão da prática educativa na perspectiva da ética da alteridade de Emmanuel Levinas. A teoria da subjetividade e a ideia de acolhimento apresentada por Levinas possibilitam, por conseguinte, a compreensão de que, no contexto da classe hospitalar a formação viabiliza o encontro ético, entre o pedagogo e os diferentes educandos hospitalizados, estabelecendo a relação de ensino e propicia a constituição da humanização. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractLa presente ricerca si propone di indagare la Classe Ospedaliera e l'Accoglienza. A partire da Levinas, la costruzione argomentativa privilegia la pratica educativa che si presenta come strutturante la possibilità di umanizzazione per i diversi alunni della classe ospedaliera. La classe ospedaliera che si propone come cura educativa consente di attuare la pratica educativa nella prospettiva dell'alterità di Emmanuel Levinas, ai diversi studenti dell'istruzione di base, regolarmente iscritti. A tal fine ha luogo un dialogo tra la cura integrale e l’alterità levinasiana. L'approccio con Levinas stabilisce le possibilità di fattibilità della costituzione dell'umanità per diversi studenti della classe ospedaliera. Obiettivo della ricerca è stato quello di comprendere la portata formativa della soggettività e della ricezione levinasiana per le pratiche educative nel contesto della classe ospedaliera. La portata formativa nella pratica educativa nel contesto della classe ospedaliera consente il riconoscimento dello studente che mostra unicità irriducibile. La fattibilità dell'attuazione della pratica educativa si basa sulla percezione dei bisogni educativi individuali nella direzione della costituzione dell'umanità. Tenendo presente questa proposta, abbiamo effettuato un'analisi documentaria della legge n. 9.394/1996 (legge sugli orientamenti e basi dell'educazione nazionale), della legge n. 8.080/1990 (legge sul sistema sanitario unificato), in concomitanza con la Politica Sanitaria Nazionale Umanizzazione-PNH, con formulazione aggiornata nel 2010 e Classe Ospedaliera (Risoluzione nº 02/2002). Una volta effettuata l'analisi documentale, si instaura il dialogo tra legislazione sanitaria e normativa educativa, mirando alla fattibilità della pratica educativa. In questa direzione viene intrapreso un approccio con Emmanuel Levinas e gli autori ausiliari, vale a dire André Brayner de Farias, Jacques Derrida, Ricardo de Souza Tim e Vanderlei Carbonara, che consente di comprendere la pratica educativa dalla prospettiva dell’etica dell’alterità di Emmanuel Levinas. La teoria della soggettività e l’idea di accoglienza presentate da Levinas consentono quindi di comprendere che, nel contesto della classe ospedaliera, la formazione consente l’incontro etico tra il pedagogo e i diversi alunni ricoverati, stabilendo la relazione pedagogica e fornendo la costituzione di umanizzazione. [resumo fornecido pelo autor]it
dc.language.isoitpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectOutro (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEscolas hospitalarespt_BR
dc.subjectLévinas, Emmanuel, 1906-1995 - Éticapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectOther (Philosophy)en
dc.subjectHospital schoolsen
dc.subjectLévinas, Emmanuel, 1906-1995 - Ethicsen
dc.titleAcolhimento e a classe hospitalar : reflexões sobre a prática educativa a partir da ética da alteridade de Levinaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7342061582820280pt_BR
mtd2-br.author.lattesCarvalho, Adãopt_BR
mtd2-br.author.lattesCARVALHO, A.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples