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dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorFelizardo, Eliel
dc.contributor.otherBoff, Elisa
dc.contributor.otherTrevisan, Neiva Viera
dc.contributor.otherBarbosa, Rafael de Carvalho
dc.date.accessioned2024-12-03T12:05:24Z
dc.date.available2024-12-03T12:05:24Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.date.submitted2024-10-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14021
dc.descriptionO ensino de Eletrodinâmica nos espaços escolares ainda é permeado por práticas docentes abstratas e que não promovem uma aprendizagem duradoura e nem significativa para os alunos. Nesse sentido, à luz da Transposição Didática (TD), é que esta dissertação se propõe a refletir sobre a teoria da TD e os seus comentadores com o intuito de responder à pergunta investigativa: Como os princípios da Transposição Didática no ensino da Eletrodinâmica podem mediar a aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio? Dessa forma, com estratégias de aprendizagem ativa, experimentações e simulações em softwares de Física é que se propõe a analisar e a discutir sobre os processos de ensino e de aprendizagem. O procedimento utilizado foi a intervenção pedagógica em uma turma da 2ª série do Ensino Médio da rede privada, tendo como sujeitos quinze alunos com idades entre 15 e 16 anos, no município de Veranópolis, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2023. De forma colaborativa e interdisciplinar também foi desenvolvida uma prática em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, tendo como participantes dez estudantes com idades de 17 a 18 anos do município de Monte Belo do Sul de uma instituição pública, igualmente localizado no interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados e aferidos foram os diários de bordo dos envolvidos na pesquisa, anotações do professor/pesquisador, comunicação oral com os estudantes e entre eles e registro por meio de fotos. O planejamento aplicado contou com atividades de aprendizagens ativas, experimentações concretas, digitais e simulações, que por meio de categorizações retrataram a importância do ensino experimental em Física. Verificou-se que os estudantes da pesquisa possuem uma aprendizagem significativa e duradoura quando os objetos do conhecimento são aliados à experimentação e simulação, além de aplicados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Assim, conclui-se que a TD é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento dos educandos, mas para isso, é necessário romper com o sistema apostilar, aplicado em muitos educandários e dar espaço a um ambiente de amorosidade freiriana, dialogicidade e experimentações para que o abstrato dê lugar ao concreto. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of Electrodynamics in school spaces is still permeated by abstract teaching practices that do not promote lasting or meaningful learning for students. In this sense, in the light of Didactic Transposition (DT), this dissertation proposes to reflect on the theory of DT and its commentators with the aim of answering the investigative question: How Didactic Transposition in teaching Electrodynamics can facilitate learning of high school students? In this way, with active learning strategies, experiments and simulations in Physics software, it is proposed to analyze and discuss teaching and learning processes. The procedure used was pedagogical intervention in a 2nd grade class of private high school, with fifteen students aged between 15 and 16 years as subjects, in the municipality of Veranópolis, located in the interior of the state of Rio Grande do Sul, in the second semester of the year 2023. In a collaborative and interdisciplinary way, there was also a practice in a 3rd grade high school class, with ten students aged 17 to 18 from the municipality of Monte Belo do Sul from a public institution as participants, also located in the interior of Rio Grande do Sul. The data collected and measured were the logbooks of those involved in the research, notes from the teacher/researcher, oral communication with the students and between them and records through photos. The applied planning included active learning activities, physical and digital experiments and simulations, which, through categorizations, portrayed the importance of experimental teaching in Physics. It was found that research students have significant and lasting learning when the objects of knowledge are combined with experimentation and simulation, in addition to being applied to Digital Information and Communication Technologies. Thus, it is concluded that DT is an essential tool for the development of students, but for this, it is necessary to break with the booklet system, applied in many schools and gives space to an environment of Freirean love, dialogicity and experiments so that the abstract give way to the concrete. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) - Veranópolis (RS) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEletrodinâmica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Veranópolis (Brazil) - Study and teachingen
dc.subjectElectrodynamics - Study and teaching (High school)en
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectLearningen
dc.titleTransposição didática : da apresentação literal dos saberes ao consumo consciente de energia elétrica reflexões sobre a aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/9225105744920222pt_BR
mtd2-br.author.lattesFELIZARDO, E.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-11-28


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