Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagem e matemática na pré escola : interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis
dc.contributor.advisor | Sauer, Laurete Teresinha Zanol | |
dc.contributor.author | Erthal, Naiane Ferreira Portela | |
dc.contributor.other | Boeira, Adriana Ferreira | |
dc.contributor.other | Maciel, Rochele Rita Andreazza | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T15:10:42Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T15:10:42Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.date.submitted | 2024-12-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14034 | |
dc.description | Esta pesquisa, intitulada Aprendizagem de Matemática na Pré-escola: interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e foi desenvolvida na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Governador Synval Guazzelli, localizada no município de Vacaria, RS, em uma turma de pré-escola, com 19 crianças da faixa etária entre 5 e 6 anos. Defendendo a criança como ser ativo, criativo e explorador, acreditando que a matemática está presente na vida da criança desde o início, pretende-se, ao promover a Aprendizagem de matemática, a partir das histórias, interações e brincadeiras para a Educação Infantil, responder a seguinte questão de pesquisa "como as interações e brincadeiras contribuem para a construção da aprendizagem de matemática na Educação Infantil?". Para responder a esta questão de pesquisa foram realizados estudos sobre a Trajetória da Educação Infantil, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o potencial do brincar nas infâncias, a Literatura Infantil, o Ensino de Matemática na Educação Infantil e a conexão entre literatura, matemática e o brincar. A partir destes estudos foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica, contendo doze encontros, contemplando os três campos de conhecimento matemático, alinhados, cada um, a um livro da literatura infantil: o primeiro campo espaços e formas, o segundo grandezas e medidas e o terceiro números e quantidades. Em todos os encontros foram promovidas interações e brincadeiras. Os dados construídos e analisados apontam que as crianças fazem suas descobertas matemáticas, testam e criam hipóteses, constroem conceitos, e estabelecem relações com o cotidiano, descobrindo conceitos matemáticos, também, a partir da literatura e construindo-se nas interações e brincadeiras. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research, entitled Mathematics Learning in Preschool: interactions and games inspired by children's stories, is linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECiMa) at the University of Caxias do Sul (UCS) and was developed in the research line "Educational Foundations and Strategies in Science and Mathematics Teaching". The research was carried out at the Municipal School of Early Childhood Education Governador Synval Guazzelli, located in the city of Vacaria, RS, in a preschool class with 17 children aged between 5 and 6 years. Defending the child as an active, creative and exploratory being, believing that mathematics is present in the child's life from the beginning, the aim is to promote Mathematics Learning, based on stories, interactions and games for Early Childhood Education, to answer the following research question: "How do interactions and games contribute to the construction of mathematics learning in Early Childhood Education?". To answer this research question, studies were conducted on the trajectory of early childhood education, Jean Piaget's genetic epistemology, the potential of play in childhood, children's literature, mathematics teaching in early childhood education, and the connection between literature, mathematics, and play. Based on these studies, a pedagogical intervention was designed and implemented, consisting of twelve meetings, covering the three fields of mathematical knowledge, each aligned with a book of children's literature: the first field was spaces and shapes, the second was magnitudes and measurements, and the third was numbers and quantities. Interactions and games were promoted in all meetings. The data constructed and analyzed indicate that children make their mathematical discoveries, test and create hypotheses, construct concepts, and establish relationships with everyday life, also discovering mathematical concepts from literature and constructing themselves through interactions and games. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Education of children | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Aprendizagem e matemática na pré escola : interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3162195510096183 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PORTELA, N. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-12-11 |