Mostra i principali dati dell'item
Sequência didática dialética para o ensino e aprendizagem de números inteiros
dc.contributor.advisor | Sauer, Laurete Zanol | |
dc.contributor.author | Silva, Eduardo Ribeiro | |
dc.contributor.other | Puhl, Cassiano Scott | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.other | Giovannini Júnior, Odilon | |
dc.date.accessioned | 2025-01-14T11:47:03Z | |
dc.date.available | 2025-01-14T11:47:03Z | |
dc.date.issued | 2025-01-10 | |
dc.date.submitted | 2024-11-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14099 | |
dc.description | Este estudo concentra-se no trabalho com números inteiros, especialmente os elementos negativos, para alunos do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa aplicada, que busca resolver problemas identificados na prática profissional do pesquisador com o apoio de bibliografia selecionada. A abordagem adotada é qualitativa, explicativa e interpretativa, com análise da possível construção de conhecimento alcançada pelos estudantes por meio da sequência didática proposta, que contextualiza números inteiros de diferentes maneiras. Para isso, utilizou-se a abordagem de métodos mistos convergentes. O objetivo foi investigar como uma sequência didática, fundamentada na abordagem dialética, pode contribuir para a compreensão dos números inteiros, especialmente os negativos. As teorias norteadoras são a Metodologia Dialética da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso dos Santos Vasconcellos, e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. Os resultados indicaram um progresso significativo na compreensão dos números inteiros, refletindo-se em maior engajamento e autonomia dos alunos ao resolver problemas. A sequência didática mostrou potencial para promover uma aprendizagem significativa, ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de conectar o conteúdo com situações do cotidiano e desenvolver habilidades críticas e colaborativas. Esses resultados reforçam a importância de uma prática pedagógica que privilegia a interação e o diálogo, afastando-se de abordagens mecânicas e aproximando se de uma construção ativa do conhecimento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study focuses on working with integers, particularly their negative elements, for seventhgrade students. It is an applied research aimed at addressing issues identified during the professional practice of the teacher researcher, supported by selected literature. The adopted approach is qualitative, explanatory, and interpretative, analyzing the possible knowledge construction achieved by students through the proposed didactic sequence, which contextualizes integers in various ways. A convergent mixed-methods approach was employed to achieve this. The objective was to investigate how a didactic sequence based on a dialectical approach could contribute to the understanding of integers, particularly negative ones. The guiding theories are the Dialectical Methodology of Knowledge Construction in the Classroom of Celso dos Santos Vasconcellos and the Theory of Meaningful Learning of David Paul Ausubel. The results indicated significant progress in the understanding of integers by students, reflected in increased engagement and autonomy when solving problems. The didactic sequence proved effective in promoting meaningful learning, providing students with the opportunity to connect content with real-life situations and develop critical and collaborative skills. These findings reinforce the importance of pedagogical practices that prioritize interaction and dialogue, moving away from mechanical approaches and towards an active construction of knowledge. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Números naturais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Dialética - Educação | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Numbers, Natural | en |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Mathematics (Elementary education) | en |
dc.title | Sequência didática dialética para o ensino e aprendizagem de números inteiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1575533840667578 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RIBEIRO, Eduardo | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |