Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorGiovannini Junior, Odilon
dc.contributor.authorRizzi, Cristiane Ferrari
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.otherLieban, Diego Eduardo
dc.date.accessioned2025-01-16T13:34:55Z
dc.date.available2025-01-16T13:34:55Z
dc.date.issued2025-01-16
dc.date.submitted2024-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14103
dc.descriptionA presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the report of a research project that aimed to develop, implement and evaluate a proposal for a didactic sequence for teaching triangles to the eighth grade of Elementary School. The didactic sequence was implemented at the São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz Full-Time School, in the city of Bento Gonçalves, RS. The research is characterized as applied in nature, with a qualitative approach and, in relation to the procedures, it is empirical with pedagogical intervention. To develop the didactic sequence, the theoretical basis sought was Freire's pedagogy of autonomy, Piaget's constructivism and Papert's constructionism. The didactic sequence aimed to promote the development of students' skills and abilities, as provided for in the National Common Curricular Base for the eighth grade, within the scope of the geometry thematic unit. To this end, the didactic sequence was divided into three stages. In the first stage, "Getting to Know GeoGebra", the resources of the GeoGebra dynamic geometry software are presented. In the second stage, "Rotation Station", the following contents are explored through six stations: condition of existence of the triangle, sum of the internal angles of a triangle and notable points (Barycenter, Incenter, Orthocenter and Circumcenter). The third stage is dedicated to the evaluation process and is called "Self-assessment and Assessment". The data collection instruments used were photographic records, the researcher teacher's field diary, constructions made in GeoGebra, students' responses contained in the activity guide and selfassessment and assessment through an open questionnaire. The data collected were analyzed using descriptive statistics techniques and qualitative analysis of the students' statements. The results obtained from the data analysis indicate that the main contributions of GeoGebra to developing geometry skills and abilities were its aspects of clarity, visualization, dynamism and precision. With this, the didactic sequence can be validated and as a result of the research, the educational product called "Didactic sequence for the development of skills with the use of dynamic geometry for teaching and learning the triangle through GeoGebra" was generated, aimed at eighth-grade Mathematics teachers of Elementary School who seek to engage their students through the use of dynamic geometry software and active learning strategies, seeking to drive the improvement of students' performance in Mathematics. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectLearningen
dc.titleDesenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6724232505316477pt_BR
mtd2-br.author.lattesRIZZI, C. F.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-01-15


Files in questo item

Thumbnail
Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item