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Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
dc.contributor.advisor | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.author | Ortis, Maria Laura Brito | |
dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
dc.contributor.other | Gevehr, Daniel Luciano | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T13:24:40Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T13:24:40Z | |
dc.date.issued | 2025-01-17 | |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14124 | |
dc.description | Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que vive em Canela/RS e o problema que mobilizou a investigação foi: como as experiências vividas e compartilhadas permitem preservar as memórias e as histórias ancestrais? E como mediam os saberes construídos para preservação cultural? A pesquisa teve como objetivo geral: analisar o processo de preservação de saberes e culturas por meio de mediações no grupo Kaingang que vive em Canela/RS, pensando nas tradições, memórias e histórias do grupo. Para sua realização, além de pesquisa bibliográfica, metodologicamente realizou-se entrevistas fundamentadas na História Oral, com Cacique Mauricio Ve?n Ta?in; Oseias da Silva (Jymi?); Viviane Farias (Jakufej); Márcio Salvador (Kakupry), Josemari da Silva Corrêa; Marlene Salvador; Alexandre Tomas Pereira (Vén Kág); e Juliana Lopes (Pe?jó), indígenas da etnia Kaingang da Aldeia Kógunh Mág. Os principais autores que fundamentam o estudo são: Ferreira (2013, 2020), Claudino (2013), Markus (2006) e Halbwachs (2006). Inicio apresentando um ponto da minha história como indígena da etnia Tariana e os principais aprendizados. Na sequência, a partir de referencial bibliográfico, situo a História Dos Povos Indígenas Kaingang no Rio Grande do Sul, discorrendo sobre a história de luta e conquista dentro do território e sua organização sociocultural. Na continuidade, procuro evidenciar a importância da educação no contexto escolar indígena, onde os saberes e as histórias são transmitidos por meio da oralidade na língua materna da comunidade e que a escrita é utilizada para que a oralidade seja registrada. E, ainda, apresento as vivências de um grupo de indígenas Kaingang que há pouco tempo vivem na floresta Nacional do Ibama em Canela. A partir de entrevistas, apresento a análise das memorias e tradições desse grupo, o qual é interligado com o cosmo, com entendimento na compreensão dos aspectos da natureza. É importante perceber que os Kaingang mantêm muito vivas em suas memórias as formas de ensinar as crianças de acordo com seus processos próprios e isso está sendo ressignificado como um importante espaço de fortalecer a construção e o empoderamento do povo Kaingang. A vida dos indígenas Kaingang funciona com base na espiritualidade, que permeia aspectos culturais no respeito à identidade: as pinturas na confecção dos artesanatos e a manutenção das tradições, da história, do idioma e do conhecimento indígenas enaltecem os saberes ancestrais. Assim, a crença na interdependência desses indígenas e da natureza favorece a preservação da natureza, pois garante também a sobrevivência da sua própria cultura e do povo Kaingang. Salientamos a importância de preservação cultural por meio da convivência, de conservação de rituais que entre os mais jovens e mais velhos, pela oralidade, são tradições mantidas.[resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is linked to the History and Philosophy of Education research line of the Postgraduate Program in Education, Master's course at the University of Caxias do Sul. The investigation deals with the Kaingang group that lives in Canela/RS and the problem that mobilized the investigation was: how do lived and shared experiences allow us to preserve ancestral memories and stories? And how do they measure the knowledge constructed for cultural preservation? The research had the general objective: Analyze the process of preserving knowledge and cultures through mediations in the Kaingang group that lives in Canela/RS, thinking about the traditions, memories and stories of the group. To carry it out, in addition to bibliographical research, methodologically interviews were carried out based on Oral History, with Cacique Mauricio Ve?n Ta?in; Oseias da Silva (Jymi?); Viviane Farias (Jakufej); Márcio Salvador (Kakupry), Josemari da Silva Corrêa; Marlene Salvador; Alexandre Tomas Pereira (Vén Kág) Juliana Lopes (Pe?jó) indigenous people of the Kaingang ethnic group from Kógunh Mág Village. The main authors behind the study are: Ferreira (2013, 2020), Claudino (2013), Markus (2006) and Halbwachs (2006). I begin by presenting a point in my history as an indigenous person of the Tariana ethnic group and the main lessons learned. Next, using bibliographical references, I situate the History of the Kaingang Indigenous Peoples in Rio Grande do Sul, discussing the history of struggle and conquest within the territory and sociocultural organization. Continuing, I seek to highlight the importance of education in the indigenous school context where knowledge and stories are transmitted orally in the community's mother tongue and that writing is used so that orality is recorded. And, furthermore, I present the experiences of a group of Kaingang indigenous people who recently lived in the Ibama National Forest in Canela, and through interviews, an analysis was made of the memories and traditions of this group, where they are interconnected with the cosmos, the understanding in understanding aspects of nature. It is important to realize that the Kaingang keep the ways of teaching children according to their own processes very vivid in their memories and this is being redefined as an important space to strengthen the construction and empowerment of the Kaingang people. The life of the Kaingang indigenous people works based on spirituality, which permeates cultural aspects in respect for identity: paintings in the making of handicrafts and the maintenance of traditions, history, language, and indigenous knowledge, praising ancestral knowledge. Therefore, the belief in the interdependence of these indigenous people and nature favors the preservation of nature, as it also guarantees the survival of their own culture and that of the Kaingang people. We emphasize the importance of cultural preservation through coexistence, of preserving rituals that, among the youngest and oldest, are maintained traditions orally. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Índios - Educação | pt_BR |
dc.subject | Índios Kaingang - Canela (RS) | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Indians - Education | en |
dc.subject | Kaingyn Indians - Canela (Brazil) | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.title | Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/2914033903975005 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ORTIS, Maria Laurra Brito | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-01-16 |