Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorBorsatto, Mateus
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherPedrini, Maristela
dc.contributor.otherVanz, Samanta
dc.contributor.otherJung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned2025-01-30T13:54:23Z
dc.date.available2025-01-30T13:54:23Z
dc.date.issued2025-01-28
dc.date.submitted2024-11-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14191
dc.descriptionEsta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano como um modelo de ensino que proporcionava uma educação integral - física, intelectual e moral -, partindo do pressuposto de homogeneidade e público. No Rio Grande do Sul, o processo de institucionalização ocorreu de maneira similar ao restante do Brasil, e esta pesquisa pretende ressaltar a institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé, na Serra Gaúcha. Este Grupo teve seu decreto de fundação em 1925, com abertura somente no ano seguinte, devido a diversos fatores. Durante a sua constituição enquanto espaço escolar, o GEVG esteve associado com valores nacionalistas e riograndenses, com viés higienista, cívico e moral. Dessa forma, o objetivo está em compreender os processos históricos de institucionalização que ocorreram ao longo da trajetória, como grupo escolar, ancorados em fontes documentais. Destaca-se ainda, que o GEVG foi a primeira escola pública de ensino primário de Guaporé, entre os anos de 1926 à 1940. A pesquisa de natureza qualitativa fundamenta-se metodologicamente na História Cultural, utilizando a metodologia da pesquisa documental, tendo como fonte os quatro Livros de Atas mantidos pela instituição, no período citado, em que constam: os registros de matrículas, os inventários de materiais e bens móveis, as relações de comemorações e datas festivas, as formas organizacionais de alunos e professores. Os Livros de Atas de I a IV estão reorganizados para compor a categorização de criação e institucionalização do Grupo Escolar; os espaços e tempos escolares que foram desenvolvidos ao longo do recorte temporal; e as materialidades utilizadas e fornecidas ao Grupo, demonstrando a sua relação com o estado. Em associação ao período analisado (1926-1940), foi possível identificar a influência nacionalista e positivista presente e permeando os processos de institucionalização e escolarização, em especial, nas práticas cotidianas, nas comemorações e nos exames. A pesquisa, além de relatar a história da instituição, também apresenta a memória deste Grupo Escolar, com seus processos internos e externos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the History and Philosophy of Education Research Line, which belongs to the Postgraduate Program in Education. School groups were institutionalized in Brazil during the republican period as a model of education that provided an integral education - physical, intellectual and moral - based on the assumption of homogeneity and public. In Rio Grande do Sul, the institutionalization process took place in a similar way to the rest of Brazil, and this research aims to highlight the institutionalization of the Grupo Escolar da Vila de Guaporé, in the Serra Gaúcha. This group was founded in 1925 and only opened the following year, due to various factors, during its establishment as a school, the GEVG was associated with nationalist and Rio Grande do Sul values, with a hygienist, civic and moral bias. In this way, the aim is to understand the historical processes of institutionalization that took place throughout its history as a school group, anchored in documentary sources. It should also be noted that the GEVG was the first public primary school in Guaporé between 1926 and 1940. The qualitative research is methodically based on Cultural History, using the methodology of documentary research, using as a source the four Minute Books kept by the institution during the period in question, which include: enrolment records, inventories of materials and movable property, lists of celebrations and festive dates, and the organizational forms of pupils and teachers. The Minutes Books from I to IV are reorganized to compose the categorization of the creation and institutionalization of the School Group; the school spaces and times that were developed throughout the period; and the materials used and supplied to the Group, demonstrating its relationship with the state. Regarding the period analyzed (1926-1940), it was possible to identify the nationalist and positivist influence present and permeating the institutionalization and schooling processes, especially in daily practices, celebrations and exams. As well as recounting the history of the institution, the research also presents the memory of this School Group, with its internal and external processes. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipBolsa Stricto Prouni (50%), PROUNIpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Guaporé (RS)pt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducation - Guaporé (Brazil)en
dc.subjectEducation - Historyen
dc.subjectCultureen
dc.titleProcessos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1003032174405675pt_BR
mtd2-br.author.lattesBORSATTO, M.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-01-27


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record