Estratégias para exportação via e-commerce de pequenas e médias empresas moveleiras da Serra Gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-09Autor
Arruee, Sofia Dalmás
Orientador
Machado, Rosimeri
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A ferramenta do e-commerce facilita a internacionalização das empresas, permitindo uma presença global com baixo custo. O presente trabalho apresenta o enfoque no e-commerce e as estratégias que devem ser implementadas para o seu êxito, em relação à indústria moveleira. Essa investigação tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de estratégias que possibilita a exportação via e-commerce para empresas de pequeno e médio porte moveleiras da Serra Gaúcha. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, em nível exploratório, tendo como estratégias o estudo multicasos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os participantes da pesquisa foram empresas localizadas na região metropolitana da serra gaúcha, as quais possuíam interesse em implantar ou aperfeiçoar seu e-commerce. No desenvolvimento do trabalho, foram elaborados planos de negócios específicos para as empresas A e B. A Empresa A, que pretende operar no modelo B2C, deve fortalecer suas relações comerciais e adaptar seus produtos para atender às demandas internacionais, visando aumentar sua presença global. A Empresa B, que atua tanto no modelo B2B como B2C, deve continuar investindo em estratégias de marketing digital e na otimização de suas operações de e-commerce para expandir sua base de clientes internacionais. Ambas as empresas podem utilizar o e-commerce como uma ferramenta eficaz para alcançar um mercado global, aumentando sua competitividade e presença no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]