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dc.contributor.advisorAndrade, Simone Fonseca de
dc.contributor.authorBenedett, Bruna Deola
dc.contributor.otherReginato, Carlos Eduardo Roehe
dc.contributor.otherMachado, Rosimeri
dc.date.accessioned2025-02-11T13:57:22Z
dc.date.available2025-02-11T13:57:22Z
dc.date.issued2024-12-21
dc.date.submitted2022-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14234
dc.descriptionAo longo dos anos, em todo mundo, as mulheres sempre trabalharam e desempenham papéis importantes na sociedade. Porém, até hoje, nota-se uma baixa representatividade feminina à frente de negociações internacionais das empresas, as quais geralmente são conduzidas por homens, com as mulheres atuando majoritariamente nos cargos internos e de suporte. Partindo dessa realidade, esta pesquisa buscou identificar características e percepções quanto à atuação de mulheres que operam na exportação brasileira para com o mercado da América Latina. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo em nível exploratório descritivo, abrangendo a estratégia de pesquisa qualitativa genérica, com levantamento via questionário de perguntas abertas e utilização de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destaca-se que, nos dias atuais, as mulheres ainda enfrentam algumas dificuldades e barreiras para atuar como traders, e a grande parte das participantes atuam no back office das empresas. Entre as dificuldades elencadas, evidencia-se o enfrentamento de preconceitos nas negociações quanto ao gênero feminino. Porém, ressalta-se que, no mercado de trabalho e especificamente nas relações com os países latino-americanos, esse cenário vem mudando: os países, as pessoas e as empresas estão cada vez mais abertos e receptivos para negociar com profissionais do sexo feminino, promovendo mais oportunidades para o desenvolvimento de suas carreiras perante o cenário internacional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractOver the years, around the world, women always worked and perform important roles in society. Although, until now, it is noticeable a low level of female representation in front of international negotiation of the companies, which often are managed by men, with women working mainly in internal and support positions. Therefore, this academic research aim for a greater understanding about the subject, trying to identify how is the performance of woman operational insights in the Brazilian exportation to the Latin American market. In methodological terms, this is a qualitative study at a descriptive exploratory level, including the strategy of generic qualitative research, with survey through open questions questionnaire and the use of content analysis. Among the main results, stand out that nowadays women still face some difficulties and barriers to perform as traders, and most of the participants work in the back office of companies. Between the mentioned difficulties, emphasize the fact that they still suffer prejudice in the negotiations. However, it is reinforce that in the work market, mostly on relations with Latin-American countries, this scenario is changing: the countries, the people and the companies are increasingly open and welcoming to work with the female gender, giving more opportunities for them to develop their careers in front of the international scenario. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportação - América Latinapt_BR
dc.subjectExportação - Mulherespt_BR
dc.subjectEmpresas comerciais exportadoras - Mulherespt_BR
dc.titleAtuações e percepções de profissionais mulheres nos negócios internacionais de empresas exportadoras para a América Latinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


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