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Desafios e soluções na logística de embarque de cargas less than container load: uma análise exploratória
dc.contributor.advisor | Andrade, Simone Fonseca de | |
dc.contributor.author | Soares, Felipe Cohsul | |
dc.contributor.other | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.other | Polesel, Jussara de Oliveira Machado | |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T12:43:36Z | |
dc.date.available | 2025-02-12T12:43:36Z | |
dc.date.issued | 2024-12-21 | |
dc.date.submitted | 2024-12-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14242 | |
dc.description | Em um mundo cada vez mais globalizado, a logística internacional é crucial para o sucesso das operações comerciais. Frente a esse tema, o presente trabalho aborda a eficiência, a tomada de decisão e as estratégias logísticas adotadas por empresas para otimizar o transporte de cargas fracionadas ou less than container load, representado comumente apenas por sua sigla LCL, levando em conta as peculiaridades da infraestrutura e regulamentação no Brasil. Além disso, são analisados os impactos da pandemia de Covid-19 nas operações logísticas e as soluções implementadas pelas empresas, já que algumas melhorias continuam presentes nas atuais práticas corporativas. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo exploratório, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com empresas atuantes no comércio exterior, buscando compreender suas experiências e práticas na gestão de cargas fracionadas. Os resultados indicaram que a deficiência na infraestrutura portuária, a falta de hubs de consolidação e os preços elevados foram os principais fatores que impactaram as operações de embarques de cargas LCL. Para enfrentar esses desafios e se preparar para futuras interrupções na logística, as empresas implementaram estratégias focadas na otimização dos processos operacionais, na melhoria da comunicação entre os elos da cadeia e no fortalecimento das parcerias com armadores e fornecedores. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | In an increasingly globalized world, international logistics is crucial for the success of commercial operations. Addressing this topic, this study examines the efficiency, decision-making, and logistics strategies adopted by companies to optimize the transportation of less than container load (LCL) shipments, taking into account the unique aspects of Brazil's infrastructure and regulatory framework. Furthermore, the impacts of the Covid-19 pandemic on logistics operations and the solutions implemented by companies are analyzed, as some improvements have been incorporated into current corporate practices. Methodologically, this is an exploratory qualitative study, with data collected through interviews with companies engaged in foreign trade to understand their experiences and practices in managing LCL shipments. The results indicated that deficiencies in port infrastructure, a lack of consolidation hubs, and high costs were the main factors impacting LCL shipping operations. To address these challenges and prepare for future logistics disruptions, companies implemented strategies focused on optimizing operational processes, improving communication among supply chain links, and strengthening partnerships with carriers and suppliers. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Comércio internacional | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Transporte em containers | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Desafios e soluções na logística de embarque de cargas less than container load: uma análise exploratória | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-12-20 |