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dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorDal Pozzo, Daniela Fátima
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherLeite, Maria Alzira
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherSilveira, Rosangela Sanches da
dc.date.accessioned2025-02-13T11:54:30Z
dc.date.available2025-02-13T11:54:30Z
dc.date.issued2025-02-12
dc.date.submitted2024-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14251
dc.descriptionEsta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), à linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Volta-se para o estudo das preposições 'para' e 'por' sob o viés semântico-argumentativo, considerando o contexto discursivo de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que é uma das minhas áreas de atuação e é o motivador da origem desta pesquisa. Pensar o ensino e a aprendizagem de língua é desafiador, talvez mais ainda quando se pensa o ensino para falantes não nativos que precisam aprender português por estarem emuma situação emergencial. Nesse ensino, muitas vezes, focamos muito em certas categorias linguísticas e esquecemos de outras, que também contribuem para a constituição do sentido, como as preposições. Dentre as dificuldades apresentadas pelos estudantes na aprendizagem de PLAc, uma delas diz respeito à compreensão do sentido das preposições nos discursos. De modo geral, no ensino, são tratadas apenas como nomenclatura e classificação morfológica, exigindo do aprendiz, na maioria das vezes, somente memorização, e não a compreensão do sentido que elas produzem no discurso. A tese que defendo é de que as preposições possuem uma argumentação interna (AI) associada ao enunciado/discurso, sendo que este estudo teórico é um primeiro passo fundamental para pensar - em estudos futuros - como professores podem trabalhar com essas e as outras preposições da língua portuguesa a partir de uma perspectiva semântico-argumentativa, contribuindo para que os estudantes compreendam o sentido e o uso desse importante mecanismo discursivo. Com a finalidade de pensar ensino e constituição semântica do discurso, este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: como a descrição e a explicação de significações das preposições 'para' e 'por', sob o viés da Semântica Argumentativa, de Marion Carel e Oswald Ducrot, pode oferecer subsídios para compreender o uso e o sentido das preposições, a fim de que estudantes de português - em especial de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) - melhorem sua interação em língua portuguesa ? Para responder a essa questão norteadora, tem-se como objetivo geral: descrever e explicar a descrição das significações das preposições 'para' e 'por', a partir do viés teórico da Semântica Argumentativa, de Marion Carel e Oswald Ducrot, a fim de analisar como isso pode contribuir para a elaboração de estratégias pedagógicas que auxiliem estudantes de língua portuguesa, especialmente de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), na compreensão dos sentidos dessas preposições no discurso, visando a aprimorar sua interação em língua portuguesa. Trata-se de um estudo teórico, uma vez que se propõe à descrição e à explicação de significações das preposições 'para' e 'por', utilizando, apenas a título de exemplo, enunciados proferidos por estudantes meus de PLAc. Com base nesta pesquisa, foi possível verificar que as preposições possuem uma argumentação interna (AI) associada ao discurso. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is linked to the Graduate Program in Education (PPGEdu) at the University of Caxias do Sul (UCS), in the research line "Educational Processes, Language, Technology, and Inclusion". It focuses on the study of the prepositions 'para' and 'por' from a semantic argumentative perspective, considering the discursive context of Portuguese as a Welcoming Language (PLAc), which is one of my areas of expertise and it is the inspiration for this research. Reflecting on language teaching and learning is challenging, even more so when thinking about teaching for non-native speakers who need to learn Portuguese due to being in an emergency situation. In this teaching context, we often focus heavily on certain linguistic categories while neglecting others that also contribute to the construction of meaning, such as prepositions. Among the difficulties faced by students in learning PLAc, one relates to understanding the meaning of prepositions in discourse. Generally, in teaching, prepositions are treated solely as nomenclature and morphological classification, requiring learners, most of the time, to memorize rather than understand the meaning they produce in discourse. The thesis I defend is that prepositions have an internal argumentation (IA) associated with the utterance/discourse. This theoretical study represents a fundamental first step toward considering - in future studies - how teachers can work with these and other prepositions in Portuguese from a semantic-argumentative perspective, helping students to understand the meaning and use of this important discursive mechanism. To reflect on teaching and semantic constitution of discourse, this study is based on the following research problem: how can the description and explanation of the meanings of the prepositions 'para' and 'por', from the perspective of Argumentative Semantics by Marion Carel and Oswald Ducrot, offer support to understand the use and meaning of prepositions, so that Portuguese learners - especially of Portuguese as a Welcoming Language (PLAc) - improve their interaction in Portuguese? To answer this guiding question, the general objective is: to describe and explain the meanings of the prepositions 'para' and 'por', using the theoretical perspective of Argumentative Semantics by Marion Carel and Oswald Ducrot, to analyze how this can contribute to the development of pedagogical strategies that assist Portuguese learners, especially PLAc students, in understanding the meanings of these prepositions in discourse, aiming to improve their interaction in Portuguese. This is a theoretical study, as it aims to describe and explain the meanings of the prepositions 'para' and 'por', using, merely as examples, utterances spoken by my PLAc students. Based on this research, it was possible to verify that prepositions have internal argumentation (IA) associated with discourse. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Preposições - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Falantes estrangeiros - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectPortuguese language - Prepositions - Study and teachingen
dc.subjectPortuguese language - Foreign speakers - Study and teachingen
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingen
dc.subjectSemanticsen
dc.subjectActive learningen
dc.titleEducação e linguagem : aprendizagem das preposições ‘para’ e ‘por’ pelo viés da semântica argumentativa, com vistas ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8979008713771177pt_BR
mtd2-br.author.lattesPOZZO, D. F. D.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-02-11


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