Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZin, Roque Alberto
dc.contributor.authorSouza, Mateus de
dc.contributor.otherBertolazzi, Marco Aurélio
dc.contributor.otherOliveira, Ronald Lopes de
dc.date.accessioned2025-04-16T17:59:16Z
dc.date.available2025-04-16T17:59:16Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.date.submitted2024-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14441
dc.descriptionO planejamento de materiais com longo lead time é um tema crucial que pode determinar o sucesso ou fracasso da área de suprimentos, especialmente em contextos de estoque enxuto. A definição de quanto e quando planejar esses materiais possui particularidades distintas. Este projeto visa propor uma ferramenta que auxilie no planejamento desses materiais para uma empresa fabricante de carrocerias de ônibus. Como metodologia científica, foi utilizada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, empregando a estratégia de pesquisa-ação. Foram trianguladas as opiniões de planejadores, desenvolvedores e dados secundários. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas da área de planejamento e logística, além da análise de documentos e textos relevantes. Os resultados indicam uma maior compreensão das causas das discrepâncias entre o planejado e o realizado. Isso permitiu estudar as estratégias necessárias para ajustar a ferramenta proposta. A pesquisa revelou que as estratégias atualmente utilizadas pela empresa não foram suficientes para garantir a aderência do planejamento ao realizado. No entanto, foram identificados potenciais melhorias que podem tornar a empresa mais competitiva, aprimorando sua estratégia de planejamento, especialmente para itens de longo lead time. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractMaterial planning with long lead times is a crucial topic that can determine the success or failure of the supply chain area, especially in lean inventory contexts. The definition of how much and when to plan these materials has distinct particularities. This project aims to propose a tool to assist in the planning of these materials for a bus body manufacturing company. As a scientific methodology, a qualitative exploratory approach was used, employing the action research strategy. The opinions of planners, developers, and secondary data were triangulated. Data collection was carried out through semi-structured interviews with specialists in the planning and logistics area, as well as the analysis of relevant documents and texts. The results indicate a greater understanding of the causes of discrepancies between planned and actual outcomes. This allowed for the study of the necessary strategies to adjust the proposed tool. The research revealed that the strategies currently used by the company were not sufficient to ensure adherence to the planning. However, potential improvements were identified that can make the company more competitive by improving its planning strategy, especially for items with long lead times. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAdministração de materialpt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectVendas - Administraçãopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleProposta de melhoria no planejamento de materiais de longo prazopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem