dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Orlandi, Emanuel | |
dc.contributor.other | Sauer, Laurete Teresinha Zanol | |
dc.contributor.other | Zorzi, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T18:11:23Z | |
dc.date.available | 2025-05-06T18:11:23Z | |
dc.date.issued | 2025-05-01 | |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14510 | |
dc.description | Esta pesquisa investigou a contribuição da utilização de estratégias de aprendizagem ativa e do pensamento computacional na aprendizagem de equações polinomiais do 2° grau por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Caxias do Sul. Alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual sugere a utilização de tais estratégias e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a utilização de teorias de aprendizagem ativa e do pensamento computacional podem contribuir na aprendizagem de equações polinomiais do 2° grau? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de observações, questionários e análise de produções dos alunos. A partir do planejamento dos encontros baseados em estratégias de aprendizagem ativa como in-class exercises, one minute paper, grupos com tarefas diferentes e metodologia dos trezentos, bem como o construcionismo de Papert aliado ao desenvolvimento do pensamento computacional por meio do Scratch, a análise dos dados revelou que a combinação de aprendizagem ativa e pensamento computacional promoveu um engajamento maior dos alunos, facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos e desenvolveu habilidades de resolução de problemas. A aplicação de uma sequência didática, que integrou essas abordagens, demonstrou o potencial de tornar o ensino de matemática atrativo e alinhado às demandas da era digital. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigated the contribution of using active learning strategies and computational thinking in the learning of 2nd-degree polynomial equations by ninth-grade students in a municipal school in Caxias do Sul. Aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which suggests the use of such strategies and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in classes, the research sought to answer the following question: How can the use of active learning theories and computational thinking contribute to the learning of 2nd-degree polynomial equations? The research adopted a qualitative approach, with data collection through observations, questionnaires, and analysis of student productions. From the planning of meetings based on active learning strategies such as in-class exercises, one-minute paper, groups with different tasks, and the three hundred methodology, as well as Papert's constructionism combined with the development of computational thinking through Scratch, the data analysis revealed that the combination of active learning and computational thinking promoted greater student engagement, facilitated the understanding of mathematical concepts, and developed problem-solving skills. The application of an educational product, which integrated these approaches, demonstrated
the potential to make mathematics teaching attractive and aligned with the demands of the digital age. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Active learning | en |
dc.subject | Scratch (Computer program language) | en |
dc.subject | Equations | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.title | Equações polinomiais do 2° grau : uma abordagem pedagógica à luz de teorias de aprendizagem ativa e do pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3389137047233858 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ORLANDI, E. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-04-30 | |